segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Cristo não é suficiente para você?

Falamos muito nas igrejas sobre como Cristo é suficiente. Mas será que entendemos mesmo o que de fato isso significa? E quando falo aqui em significado não me detenho à questão teórica, ao significado das palavras. Digo, em contrapartida, sobre viver isso, viver com a ciência de que Cristo é suficiente em nossas vidas, com a essência de que, aconteça o que acontecer, Ele é. E nós precisamos dEle, unicamente dEle. 

Por muito tempo eu vivi com tolerância e auto engano acerca da minha incredulidade sobre a suficiência de Cristo. Por muito tempo, eu acreditei que via Jesus como único e suficiente  em minha vida. Mas minha hipocrisia estava oculta por várias camadas de afirmações, de enganos próprios, de medos e inseguranças. Percebi isso quando tive que abrir mão de algo que eu julgava ser essencial para minha felicidade. Antes de abrir mão, eu percebi o quanto estava sofrendo por uma coisa que é passageira - somente Deus é eterno, somente! - e me perguntei, em um ato de coragem dada pela misericórdia do bom Deus, me confrontei: onde está meu coração, afinal?

E ele não estava onde deveria, onde eu insistia em dizer para mim mesma que estava e acreditava fielmente em minha própria mentira. Porque, embora eu afirmasse que acredita que Cristo era suficiente, eu acreditava que se fosse tirado de mim aquilo que eu tanto via como preciosidade, eu realmente achava que viveria infeliz.

As pessoas - e nisso incluo a mim mesma - dizem que Cristo é suficiente, mas não se imaginam vivendo sem que sua lista de desejos sejam satisfeitos, sem seus objetivos sendo alcançados e os seus sonhos, realizados. Você acredita que Cristo é suficiente? Você consegue se imaginar solteira para sempre, mas vivendo com a certeza de sua salvação? Você consegue se ver sem o emprego dos seus sonhos, mas tendo a certeza que o Senhor está ao seu lado? Você consegue imaginar uma vida em que nenhum dos seus desejos materiais sejam satisfeitos, mas a sua alma esteja constantemente alimentada e renovada pelo Espírito Santo? 

É fácil, de fato, dizermos 'sim' a todas essas afirmativas. É fácil abrir nossa boca, inflar o peito e falar 'com certeza, sim'. Reserve dois minutos para pensar em sua vida, em como você imagina seu futuro, no que você sonha conquistar, ter e ser. E então pense em como seria se tudo isso fosse diferente, se tudo isso fosse mudado ao avesso. Pense se você estaria feliz se, em vez de viajar todo o mundo, conhecer países diferentes, você vivesse para sempre em um mesmo lugar. Pense se estaria feliz se, em vez de ter uma casa com filhos, marido e toda a beleza que há em uma família, você nunca se casasse, nunca provasse de todas as alegrias que há em um matrimônio e vivesse em celibato para sempre? 

Pode dizer não a si mesma, pode confessar isso. Pode confessar sua fraqueza, pois é isso que venho tentado fazer ao longo dos últimos meses, e é isso que estou tentando fazer ao escrever essas palavras que oro para que toquem o seu coração tanto quanto toca no meu. Se a ideia dessas possibilidades de traz dor, angustia e uma pontada de tristeza, não se preocupe. O apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 12, falava de seu espinho na carne, não sabemos ao certo o que era, poderia ser uma forte tentação, uma doença... Poderia ser qualquer coisa que o incomodasse profundamente. Ele disse que pediu ao Senhor três vezes que lhe tirasse esse espinho na carne e o Senhor lhe respondeu:

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Deus disse a ele que a Sua graça é suficiente! Não importa o que ele estivesse passando, não importa o que ele iria passar, nada do que aconteça é suficiente para lhe tirar a paz, para lhe tirar a fé, para lhe tirar nada, enquanto ele estiver na confiança que que o próprio Deus é suficiente em sua vida. Pois, ele e nós, toda a humanidade, somos fracos. E por sabermos que somos fracos, podemos ser aperfeiçoados por Deus. Quando percebermos a nossa fraqueza, quando enxergamos a nossa necessidade de Cristo, nos tornaremos fortes - mesmo sendo fracos. Pois, Ele é suficiente para as nossas vidas - e agora, então, sabemos disso com mais certeza. 

Sendo assim, Cristo é suficiente. Mesmo que você tenha medo de não ter o que quer ou que seja tirado de você o que tanto considera importante, saiba que Cristo é o único que é suficiente em nossas vidas. O motivo?
  • Ele é a nossa salvação (Tito2.14)
  • Ele é a verdadeira paz (João 14.27)
  • Ele é o verdadeiro amor (1João 3.16)
  • Ele nos fortalece (Filipenses 4.13)
  • Ele nos faz nascer de novo (João 3.1-18)
  • Ele nos perdoa de todos os pecados (Marcos 2.1-12)
  • Ele sara os sofrimentos ( Marcos 5.21-34)
  • Ele tem o poder sobre a morte (Marcos 5.35-43)
  • Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6)

Somente Cristo preenche esses requisitos verdadeiramente, logo não há ninguém, não há qualquer tipo de relacionamento, não há nenhum bem material e não há qualquer conquista pessoal que preencha as nossas vidas e nossas almas como o Senhor o faz. Ele é suficiente, e não há motivo para ter medo de confiar - de olhos fechados e braços abertos - nisso, pois Ele cuida dos seus, Ele nos ama, nos protege, nos salva. E nós só provaremos disso em sua verdadeira essência quando abrirmos mão da ilusão de nossa própria autossuficiência ou, pior ainda, da suficiência de qualquer outra coisa/pessoa que não seja o próprio Deus.

Soli Deo Gloria! 

2 comentários:

  1. Lindas palavras chegaram no momento certo, que você continue sendo esse canal de bençãos. Um abraço

    ResponderExcluir