sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A geração que não ouve conselhos - e é tola!


Se conselho fosse bom, não se dava, vendia.
Você já ouviu isso? Com certeza sim, talvez até mesmo tenha falado para alguém que veio te dizer o que fazer ou não fazer ou como agir diante de uma situação da sua vida. 

Refletindo sobre esse dito popular vejo o quanto ele reflete a imagem da sociedade em que vivemos hoje. Vivemos em um mundo de individualismo e autossuficiência. Nós não precisamos nos importar com a opinião dos outros mais. O que o outro pensa não interfere em nossa vida, pois vivemos para nós mesmos. 

Logo, por que se importar com a recomendação de alguém sobre como você deve viver? Não faz sentido. Não para a maioria das pessoas de hoje. Ouvir um conselho te faz até  parecer que tem uma personalidade fraca aos olhos dos outros. Afinal, você tem que resolver suas coisas sozinhas! Você é forte e não precisa de ninguém te falando o que fazer, não! 

Mas espera aí... Se você é cristão você já ouviu algo bem diferente, não é mesmo? Somos um corpo, o corpo de Cristo, filho do nosso Criador e nosso único Salvador. Olha que importância nós temos! Sim, nós. Eu, você e seu irmão que senta lá no último banco da igreja, assim como o pastor que está lá na frente todo culto. Todos nós temos importância uns para com os outros e, juntos, com para Deus. 

Assim, nós não estamos sozinhos. O que fazemos e como agimos afeta em nossa vida e na vida daqueles irmãos que estão ao nosso redor recebendo a nossa influência. E mais: influencia as pessoas que te tomam como um parâmetro para avaliar a Igreja. Mesmo que você nem perceba. 

Nós, além de termos tanta importância assim, também somos dependentes uns dos outros e acima de tudo do nosso Senhor (1 Coríntios 12.12-26). Então, não somos nada autossuficientes quanto nos ensinaram. Precisamos uns dos outros, precisamos viver em conjunto, como corpo, e precisamos viver em harmonia.
O que isso tem a ver com conselho?’, você pode estar se perguntando. 

Pois bem, o sábio Salomão disse o seguinte em Provérbios 12 versículo 15: ‘O tolo pensa que sempre está certo, mas o sábio aceita conselho’.  

Como podermos ser sábios se não ouvimos conselhos de pessoas que são mais sábias que nós? Como podemos ouvir conselhos – e aceita-los quando certos – se estamos tão arrogantes e tolos, cegos pela nossa independência, achando que somos suficientes e não precisamos de ninguém para nos ajudar? Impossível, né? Esses são os valores que aprendemos hoje. 

O livro de Provérbios inteiro é somente de conselhos. São recomendações dados por Salomão, inspiradas por Deus – afinal, é um livro da Bíblia, a Palavra de Deus – para o povo do Senhor. Nosso Deus quer que sejamos sábios, que sejamos como Cristo, que saibamos agir, falar, calar, ouvir, tomar decisões prudentes e tantas outras coisas que necessitam de uma boa dose de sabedoria em nossa vida para nos orientar. Como podemos ser assim se não ouvimos mais aqueles que nos amam e que querem nos ajudar apenas porque somos orgulhosos demais para dar o braço a torcer? 

Claro que nem todo conselho se ouve. Muito pelo contrário, devemos ter muito cuidado com o que absorvemos. Muito cuidado com aquilo que praticamos motivados pelas influências de amigos, familiares e até mesmo lideres que dizem cuidar espiritualmente de nós. 

Mas isso não anula o fato de que o bom e sábio conselho deve ser ouvido. Mais ainda: ele deve ser buscado. Não precisamos passar por situações difíceis sozinhos. Ouvir um conselho de um irmão em Cristo que se importa com você e o ama não é ser sem personalidade, não é que ele também esteja querendo ‘se meter’ em sua vida, te dominar, ditar o que você deve ou não fazer. Sabe o que significa? Que ele te ama com o amor de Jesus. Pois quem nós amamos, nós queremos ver o bem, queremos cuidar, proteger. 

Logo, o conselho vindo do sábio – e somente do sábio – é uma declaração de amor. Como você pode ver seu irmão no erro, sofrendo, sendo oprimido, cruzar os braços e fechar a boca sem lhe oferecer um conselho, uma recomendação, uma palavra que pode fazer toda a diferença em sua vida e na situação em que ele se encontra? E como pode você simplesmente não ouvir aquele que só quer te ajudar – e no fundo, você sabe que está certo? 

Qual conselho ouvir?

É óbvio que você não deve ouvir a qualquer pessoa que chega a ti e fala para você fazer algo. Muito menos deve pedir conselhos a quem não confia e que você sabe que nem vive sobre a orientação da Palavra de Deus.

Saber qual conselho ouvir é tão importante quanto abrir seu coração para poder ser disciplinado e discipulado

O primeiro ponto é avaliar quem está te dando conselho. Por que você acha que essa pessoa quer te ajudar? Existem pessoas que nos dão conselhos apenas porque o nosso maleficio será bom para elas. Mas, há aquelas que nos ajudam por amor e por quer querem nos ajudar de coração. Há também aquelas pessoas que são ótimas falando, mas nunca seguem nada do que falam, os famosos "faça o que eu digo, mas não faça o que faço", e isso também é muito complicado, pois demonstra que essa pessoa pode até ter conhecimento do certo e errado em seu discurso, mas ela não tem a sabedoria que põe em prática o que tanto abr a boca para dizer. Busque uma pessoa que reflete a Cristo, não somente com palavras, mas com ações.  

Partindo daí, é importante entender que o conselho mais importante, e o único que devemos ouvir, é aquele que concorda com a Palavra do Senhor. Nunca escute uma recomendação de alguém que está indo contra a bíblia. Ela é a luz que guia os nossos passos e nos ajuda a chegar até Cristo. Tudo que foge a ela não é de Deus! E é sempre importante avaliar o conselho que lhe foi dado com o que a Palavra de Deus diz. Pode ser que ela não tenha exatamente o problema que você está passando, mas a Bíblia tem princípios que devem reger todas as nossas ações e tais princípios se aplicam para as mais diversas situações. 

Ouvir um conselho de uma pessoa que teme a Deus e vive conforme os padrões estipulados por Ele é abrir seu coração para uma vida de sabedoria e bons passos. Abandone seu individualismo e autossuficiência. A arrogância que o torna tolo! 

Para não ficar com um texto todo escrito por mim, segue alguns versículos que falam da importância dos conselhos e de como não somos sozinhos, mas um corpo que deve refletir a imagem daquele que nos uniu! 

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.  Provérbios 19:20-21
Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.  Provérbios 15:22
O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.  Provérbios 13:10
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.  Provérbios 1:7
Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.  Provérbios 28:26 



8 comentários:

  1. Texto lindo! <3
    esfilhadorei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu post, to passando por essa fase de "não ouvir conselhos". rs
    Meu blog: www.genivaldojunior.tk

    ResponderExcluir
  3. é sempre bom ter uma segunda ou terceira opinião, afinal o que sabemos é uma gota e o que ignoramos é um oceano. olha que bacana, somos xará de template. Seu blog é muito lindo e de excelente conteúdo! tenha um dia glorioso!!!

    Meu blog: https://claudiaforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Interessante seu texto. Mas, a sabedoria ocorre quando você consegue lidar com a teoria e a prática em um só corpo, podemos colocar assim. Não acredito que aqueles que "não seguem a Deus" não tenham bons conselhos ou ideias que possamos peneirar e pensar a respeito. Afinal de contas, todos nós somos crentes em Deus, mesmo aqueles que não frequentam a igreja, e crentes em seu filho, Jesus Cristo. Mas, temos ai um bom texto a qual possamos refletir, afinal de contas o aprendizado ele é mútuo, tanto você quanto eu podemos aprender um com o outro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Karolini! Concordo com você. O fato de uma pessoa não estar em uma igreja ou mesmo não acreditar em Deus não significa que tudo que ela fala é em vão e não devemos ouvir. Mas é aí que precisamos buscar uma dose extra de sabedoria para conseguir justamente filtrar isso.

      Excluir
  5. Saber ouvir é o que muita gente está precisando. Ótimo texto, parabéns!:)
    Meu blog: http://blogdandygirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, tem gente que só quer ajudar, mas muita gente não quer ser ajudado

    www.nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  7. Excelente publicação!
    O meu blog possui um estilo semelhante... passa por lá! https://muzipatrick.blogspot.com

    ResponderExcluir