seo para blogs  dicas básicas
Uma das coisas que mais aprendi enquanto trabalhava no Virou Casamento foi as técnicas de SEO para blogs. Se você não sabe o que é e para que funciona, fica tranquila que explicarei tudo. Mas a verdade é que é quase que uma obrigação da blogueira que deseja crescer com um blog e alcançar maiores públicos  saber as técnicas de SEO e sabê-las aplicar da melhor forma em seu blog. O SEO para blogs acaba sendo uma das melhores formas de divulgação. 

O que é SEO 

SEO é uma sigla do inglês que significa Search Engine Optimization, traduzindo Optimização de Sites. O SEO são técnicas que você usa em seu site que fazem com que eles apareçam em boas posições nos sites de busca, como o Google. Por exemplo, se você pesquisa sobre "decoração para quartos pequenos" os primeiros links que aparecem são os que tem o melhor desempenho do SEO. Portanto, se você vai fazer um post sobre isso é importante que você use o SEO.

As dicas de SEO para blogs

Palavra-Chave

Começando do básico. A palavra chave é sobre o que seu post fala. No exemplo acima era "decoração para quartos pequenos". Se você vai falar sobre livros para adolescentes, essa é sua palavra chave. Conseguiu entender? A palavra chave desse post é SEO para blogs que é o tema do post.

É importante que a palavra chave seja sobre o tema especifico e seja curta de preferencia, mas se o seu post for bem específicos como "livros para meninas de 14 anos" é melhor que  palavra chave seja abrangente. Posts mais específicos tem mais chance de subir no raking do google e outros sites de pesquisa porque não concorre com grandes portais, sites e blogs famosos.


O título e subtítulos

A palavra chave é o coração do SEO. Por isso vou explicar agora onde ela vai precisar ir, começando pelo começo do seu post: o titulo. A palavra chave deve aparecer bem no começo do titulo, de preferência. Mas o SEO para blogs não é só sobre palavra chave, o titulo deve ter pelo menos 40 caracteres, não devendo passar de 55. 

Os subtítulos são muito importantes e neles também deve ir a palavra chave, é importante que tenha pelo menos um subtitulo em seu post. O que é um subtitulo? Por exemplo nesse post mesmo, onde está escrito "Dicas de SEO para blogs" e "O que é SEO" são dois subtítulos. Além de ajudar no raking do SEO, o subtitulo ou tópico, ajuda a "quebrar" o texto, faz com que a leitura se torne mais dinâmica e até mesmo mais interessante. 

As palavras chaves no texto

Durante o seu texto é importante que você use as palavras-chaves. Mas quantas vezes é necessário usa-las? O ideal é que não seja nem muitas vezes, como a cada 50 palavras uma palavra chave, mas também não tão pouco, como a cada 200 usar somente uma vez. 

Por isso o ideal é que a cada 100 palavras você insira mais uma palavra chave. Você não precisa necessariamente escrever a palavra chave só depois de ter escrito 100 palavras. Se o seu texto tem 500 palavras, a palavra chave deve aparecer 5 ou 6 vezes, não podendo ser menos que 5 nem mais que 8. Entende? Outra dica importante de SEO para blogs é colocar a palavra chave em negrito durante o post.




como fazer seo em blog
Palavra chave no link do post

Essa é uma coisa que passa bem desapercebida muitas vezes, mas que acaba sendo crucial para o SEO. Quando você vai publicar seu texto você percebe em como está o link dele? O ideal é que o link do post apareça assim: www.nomedoseublog.com.br/palavra-chave-do-texto. Consegue entender? Vou explicar melhor. Esse post se chama "Dicas básicas de SEO para blogs" o link ficaria www.flornooutono.blogspost.com.br/dicas-básicas-de-seo-para-blogs. Em vez disso, eu editei de como que o post ficasse com o link apenas: www.flornooutono.blogspost.com.br/seo-para-blogs. Viu a diferença? Fica muito melhor que o seu link contenha apenas sua palavra-chave. 

Descrição do seu post

Quando fazemos uma pesquisa no google, aparece o titulo do post, o link logo abaixo e então depois do link uma pequena descrição sobre o que é o post. Se você não personaliza sua própria descrição, o que vai aparecer ali quando alguém pesquisa e achar seu post vai ser os 150 primeiros caracteres do seu post. Isso faz com que o desempenho caia, porque além de não conter a palavra chave, a pessoa pode não se sentir atraída para ler. 

Por isso é importante que você faça uma pequena descrição de até 150 caracteres e que nessa descrição contenha sua palavra chave.


As imagens sendo usadas com o SEO para blogs

Ok. essa é a parte que eu mais me esqueço! Acho que 90% das pessoas acabam sempre editando as imagens e a salvando com títulos como "hsjhdklasjk", mas isso acaba fazendo com que o desempenho caia muito, por incrível que pareça. Se o seu post é sobre decoração para quartos pequenos é ideal que ao salvar a imagem para esse post você use o nome como "decoração-quartos-pequenos-palavra-palavra", em palavra-palavra é legal você adicionar mais duas palavras que descrevam a imagem, sabe? Assim não fica só a palavra chave. Ah, não se esqueça de excluir conectivos como "para", "em" "com" e etc. além dos artigos "o" "a" e tal.

Além do titulo salvo nas imagens, é importante que você use também ferramentas que permitam que, ao passar a imagem para o post, você adicione as tags Alt e Title, no blogger é só você clicar em propriedades da imagem e então adicionar a palavra chave e/ou o titulo do seu post. 

Ferramentas de SEO para blogs

Para quem mexe com Wordpress pode ser mais fácil fazer o SEO para blogs, no entanto com o Blogger é preciso mais manejo e aprender a mexer nas ferramentas que está disponível. A descrição de post e tags para as fotos podem ser tarefas complicadas de achar, mas não é impossível. Caso vocês queiram, farei um post só sobre como usar SEO no blogger. 

Mas por hoje, é isso. Espero que eu tenha ajudado e sido útil. Se você quer ver mais posts para te ajudar com seu blog é só clicar aqui. Super beijo!

23 Comentários

  1. Arrasou nas dicas amiga, muitas coisas que eu não sabia! Já estou acostumada a renomear as imagens porem colocava todas as palavras, inclusive "e" "o" kkk
    Beijos
    http://www.filhadoreioficial.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, já salvei nos favoritos para olhar sempre que precisar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas haha não tinha lido sobre isso ainda, ajudou muito Alê 😊
    Beijinhos!

    www.daynegromonte.com.br 🌼

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse post, achei as dicas super úteis! No começo do ano assisti uma palestra na faculdade que fala exatamente o que você contou no post sobre o google e como ele lê as palavras chave, elas são o segredo de tudo hahaha
    Beijosss
    Não Nasci Lady

    ResponderExcluir
  5. Nossa que demais, tem tanta coisa que podemos usar p melhorar nosso blog que desconhecia. Adoreiii!!!!

    blogamay.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, tenho pesquisado muito sobre.
    Eu gostaria muito de saber sobre o SEO para Blogger :D

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  7. Que post ótimo! Acho que de todas as dicas, a do título da imagem é a mais difícil pra eu colocar em prática. Não porque esqueço. Ao salvar, sempre nomeio fazendo relação com o post e usando minhas palavras chave, mas ao invés de hospedar a foto na galeria do wordpress, eu hospedo no imgur. Aí é o link deles que aparece no nome da foto, geralmente um amontoado de letras e números ):

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sempre quis entender esse SEO.
    Adorei o post e vou começar já no próximo post.
    Obrigada por isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que post! Até favoritei aqui. Útil e bem feito.
    Me esclareceu bastante coisa. Parabéns!

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gostei bastante das dicas e acredito que elas facilitem bastante na visualização para o blog.
    E já percebi que tenho que começar a fazer algumas alterações nos próximos posts.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas, o principal é a palavra chave, realmenbte ajuda muito no desenvolvimento e divulgação do blog em si.

    ResponderExcluir
  12. Oiii, adorei as dicas!
    Como trabalho escrevendo artigos, precisei aprender "na marra" a lidar com SEO, embora eu nem sempre aplique no meu blog. Casa de ferreiro, espeto de pau hahaha
    Ultimamente minhas descrições não tem aparecido no Facebook e não consigo descobrir o motivo :@ tô bem chateada com isso.
    Quanto aos nomes de imagens, é a primeira vez que leio que é bom retirar conectivos e artigos :o obrigada pela dica!
    Uso muito o ferramentaseoblog quando meu cliente não usa o YOAST, e também no meu blog quando estou inspirada haha

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas! Disse tudo que um blog precisa para crescer! Amei.

    www.keep-calm-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Vou até salvar o seu post nos favoritos pq as suas dicas foram muito boas! Obrigada! <3

    http://www.negavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei a postagem, me ajudou muito. Sempre coloco as imagens do blog com qualquer nome, vou começar a reparar nisso. Beijo!

    http://demiandrade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Este post tem mesmo tudo o que precisa de saber! Muito bom. Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  17. Olá Gabi,
    Essa é a minha primeira vez por aqui e devo confessar que amei demais esse post! Muito obrigada *--*
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Super amei esse post! Sempre procuro por Seo para Blogs, mas os posts são tão complicados que nunca aprendo nada. Fiquei surpresa com algumas coisas que nem imaginava que iria ajudar no SEO, tipo a descrição para pesquisa eu acho que nunca usei! Fiz um resumo de todas as dicas para usar sempre nos meus próximos posts. Eu sempre salvo com um nome qualquer as fotos haha depois do seu post nunca mais vou fazer isso!

    Beijos
    byvanessamedeiros.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
  19. Arrasou nas dicas, ceo é tudo na vida de um blog parabens <3

    http://www.oscentimetrosamenos.com

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Eu tento sempre usar todas essas dicas de SEO. Parando agora pra pensar, eu deixo meus títulos sem espaços no link. Vou começar a mudar isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  21. Adorei!Achei sensacional. Vou começar a usar as dicas o quanto antes.

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online