Primeiramente, peço desculpas pelos breves sumiços que eu tenho dado. Estou no final do semestre da faculdade e está uma correria que só! Em julho e agosto voltaremos com uma frequência normal de posts, juro!

Convulsão Protestante foi um livro que me chamou a atenção logo quando vi a capa, ao ler a sinopse fiquei muito mais interessada nessa obra que parece ir tão além do que conhecemos de livros cristãos. Bom, pelo menos do que eu conheço. Quando recebi o livro da querida editora Mundo Cristão fiquei imensamente feliz e ainda mais curiosa para a leitura e hoje trago a vocês todas minhas impressões dessa obra que sem dúvidas me marcou muito. 

Autora: Antônio Carlos Costa
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 256
Ano: 2015
Nota: 4/5 (Muito bom)

Eu nunca tinha ouvido falar no Antônio Carlos Costa até ter seu livro em minhas mãos, mas não precisou eu ler muitas páginas para ficar maravilhada com seu trabalho! Ele é um jornalista, teólogo e pastor da Igreja Presbiteriana da Barra (RJ). Além disso, seu currículo tem muitas outras qualificações e feitos importantes, entre eles está a fundação da ONG Rio de Paz. 

Em Convulsão Protestante eu achei uma visão que há muito tempo eu procurava no meio cristão: uma visão de justiça, mas também de amor ao próximo. O autor começa o livro e passa muitos capítulos baseando biblicamente sua argumentação no livro de Tiago, especialmente os versículos que dizem a respeito da injustiça social, da relação de ricos, pobres e o Reino. 

Eu estava com altas expectativas para o livro desde o momento que o peguei em minhas mãos, porém conforme a leitura foi fluindo, eu me vi cada vez mais impactada. Antônio faz uma análise forte e profunda do mundo em que vivemos, as injustiças e a desigualdade da nossa sociedade, especialmente sobre um olhar para o Rio de Janeiro, as comunidades, as ações do Estado e polícia, e o mundo do crime. 

O livro não conta somente com uma análise bíblica de tudo, mas também traz muitas citações de importantes pensadores, algo que foi muito útil para mim, já que curso Ciências Sociais e pude olhar tanto sobre uma análise acadêmica quanto espiritual. Sua obra conta com apoio nos argumentos de homens como Peter L. Berger, Anthony Giddens, Thomas Hobbes, John Locke e muitos outros autores que eu só fui ter contato quando comecei a graduação. 

O que eu quero afirmar com isso é que a obra de Antonio Carlos é sem dúvidas muito inteligente. Suas análises vão ao cerne da questão e nos faz refletir. Entre argumentos de autores importantes para a Sociologia, História e Direito, e versículos bíblicos que legitimam suas argumentações como um cristão, o autor ainda nos traz diversos relatos reais de pessoas que sofreram com a violência e desigualdade social.  Ele nos mostra uma realidade que muitas vezes fechamos os olhos para não enxergar e não ter que sentir compaixão, mas que existe! 

O mais importante: o autor nos mostra como a política, o amor político, como buscar por um mundo mais justo e de igualdade é bíblico! Fechar os nossos olhos para a violência, para os maus tratos, para as pessoas que vivem em situações desumanas de miséria, completamente a margem da sociedade, é ser completamente contra o Evangelho de Cristo. 


Ao finalizar sua obra, Antônio Carlos não nos fala somente sobre os erros de nossa sociedade e nossos erros, mas mostra também o que podemos fazer para mudar essa situações. Desperta no leitor o desejo de mudança e de amor ao próximo, mostrando diversas medidas e soluções que podemos tomar parte e fazer a diferença. 

Eu não concordei com exatamente tudo que foi dito durante o livro e acho que os outros lados deveriam ser mostrados também, porém isso não fez com que os argumentos e a exposição do autor caíssem em meu conceito. Até porque isso é algo bom, já que nos faz também ter uma leitura crítica. Porém, houveram pontos em que não me satisfez e por isso eu dei apenas 4 estrelas. Além disso, outro motivo para que o livro não tivesse a nota máxima foi por conta de sua narrativa muito densa, que fez com que eu demorasse um pouco mais para ler que o de costume.

Sem dúvidas foi um livro que em muito marcou a minha vida, e que usarei tanto para minha vida espiritual quanto para minha vida acadêmica! Vale muito a pena a leitura! 


4 Comentários

  1. Fiquei curiosa quanto a temática do livro, e também em relação a você dizer que vai usar na sua vida espiritual. Quero comprar, com toda certeza quero ler!

    A Garota dos Teus Olhos 

    ResponderExcluir
  2. Que resenha maravilhosa!
    Já estou seguindo seu blog e já curti sua página!
    Beijokas
    dreamsdsweet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro complexo, né? Gostei bastante do enredo dele!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online