Já fazia muito tempo que eu estava a fim de ler um livro da Cecelia Ahren, e andando pela sessão de 2 livros por R$:10,00 no sebo eu encontrei esse. Nunca tinha ouvido falar de Se você me visse agora e comprei na cara e coragem sem mal ler a sinopse. E hoje eu trago a resenha desse livro que me surpreendeu para vocês.


Autora: Cecelia Ahern
Editora: Rocco
Páginas: 304
Ano: 2011
Nota: 4/5


Elizabeth Egan teve uma infância de desilusões, com uma mãe que estava sempre ausente e depois de alguns anos abandonou ela, seu pai e sua pequena irmã ainda bebê para que Elizabeth cuidasse. Não é de se esperar que, agora com 34 anos, e tendo novamente cuidar de uma criança que não é sua, seu sobrinho Luke, Elizabeth busca por equilíbrio e estabilidade em todas as áreas de sua vida, tendo que controlar tudo a todo o momento e não deixando que nem uma parte de sua mente explore a imaginação e ilusões. 

Tudo começa a muda, porém, quando Luke, seu sobrinho de 6 anos, começa a enxergar um amigo imaginário, o que passa a enloquecer Elizabeth, já que tudo que ela menos quer é que o sobrinho se torne uma pessoa "no mundo da lua" como a mãe a avô. As coisas começam a mudar ainda mais quando Elizabeth passa a enxergar Ivan, mas não se dá conta que somente ela e Luke podem vê-lo. 



São as crianças que sabem exatamente o que está acontecendo com o mundo. Elas enxergam mais que os adultos, elas acreditam mais, são honestas e sempre, sempre permitem que você saiba em que pé está. 

Elizabeth tem grandes traumas da sua infância, e isso afeta todas as áreas de sua vida. Apesar de ser uma designer de interiores, ela nunca vai muito além da sua paleta de cores cinzas, sua casa é sempre limpa e organizada e sequer parecer que há uma criança vivendo ali. Para piorar a situação. Elizabeth é incapaz de demonstrar sentimentos que passem um pouco mais de afeto, mesmo com Luke, do qual ela cuida como uma mãe desde que nasceu.


Ivan é um amigo imaginário, e essa é sua profissão. Quando ele é enviado para a casa de Luke percebe que há algo diferente, já que o menino não tem nenhum problema do qual ele possa ajudar ao contrário de sua tia... Porém, nunca nenhum amigo imaginário foi enviado para um adulto e nenhum adulto pode enxerga-lo. Até que as coisas começam a mudar e Ivan recebe uma responsabilidade maior do que jamais recebeu: ajudar um adulto. 

Confesso que minhas expectativas não estavam altas para esse livro, o que foi ótimo, já que assim me permiti ser surpreendida. A escrita da Cecelia é um pouco arrastada, as partes de muito diálogo não compensam as muitas outras de uma narração detalhada e extensiva e muitas vezes até mesmo repetitiva sobre a infância de Elizabeth e detalhes de sua casa, trabalho e caracteristicas dos locais. Porém, tudo isso acaba sendo compensado pela criação de personagens tão cativantes e mágicos - literalmente.


Os personagens são muito bem construídos, e dá para se sentir próximo de ambos, mesmo com a narrativa em terceira pessoa na maior parte das páginas.  Além disso, a autora consegue criar um clima de empatia por personagens como a Elizabeth e seu pai, emocionando em muitas partes e deixando o coração do leitor super apertado. Minha única crítica é que o livro não abriu um leque maior para os personagens secundários que tem pequenas participações, fazendo a história girar em torno de Elizabeth e seus dramas, para quem gosta de livros com vários personagens e ligações isso pode ficar em falta.
[...] não importa onde esteja, a gente sempre precisa de um amigo. 

O desenvolvimento da história foi muito bem trabalhado, os acontecimentos vão sendo bem detalhados e aos poucos as coisas vão acontecendo, o que eu curti bastante pois conseguimos acompanhar a evolução dos personagens e não dá aquele jeito apressado para o livro que faz o leitor se perguntar como, quando e onde tanta coisa aconteceu.

A Cecelia cria uma atmosfera muito mágica e deliciosa de ler, você passa as páginas e fica se perguntando a todo instante o que vai acontecer e às vezes é uma caixinha de surpresas. Além disso, a história nos ensina muito sobre dor, passado, traumas, infância, amor, superação, medo e todos esses temas que todo mundo conhece. Vale a pena a leitura, sem dúvidas. 

31 Comentários

  1. Parabens pelo blog e pela resenha. O livro parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Parece mesmo um livro bem gostoso de ler. Nunca tinha visto falar dele até agora. Mas essa coisa de amigo imaginário me lembra minha infância hahaha Adorei a resenha!
    Beijos.

    Blog Free Time Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra a mim também, eu tinha várias amigos imaginários hahaha. O livro é muito gostoso mesmo ♥ Que bom que gostou! ♥

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu amo a escrita da Cecilia. Ela usa as palavras de forma mágica. Não tem como não se apaixonar pelas histórias dela.
    Confesso que não conhecia esse livro e amei a sua resenha, pois além de me apresentar a obra, me deixou ansiosa por lê-la. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter despertado em ti o interesse por esse livro ♥ Espero que possa ler em breve e goste também ☺ Esse é o primeiro que leio dela e é desse jeitinho mesmo que você disse ☺ Beijos!

      Excluir
  4. Olá!!

    Ah faz tempo que procuro esse livro! Vc fez um ótimo negocio por esse valor! :)
    Eu nunca li nada da autora, mas muito já ouvi falar que seus livros são arrastados... Uma pena pq acho sempre as premissas incríveis! Como esse!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sebos sempre rendem ótimas aquisições mesmo ☺ Eu não achei muuutio arrastado, mas acho que foi porque a premissa da história pediu isso, sabe? Mas acho que eu nao aguentaria ler dois livros dela seguidos, rs. A premissa vale a pena ♥

      Excluir
  5. Nunca ouvi falar do livro e da autora, mas gostei da história. Amigo imaginário é muito coisa de infância, né? Bate até uma nostalgia hahaha
    Parabéns pela resenha, ela está ótima e muito clara. Você soube passar bem a história e me deixar com vontade de ler!
    Beijosss

    Blog Madamices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz em ler isso, obrigada ♥ Siiim, enquanto lia senti uma baita nostalgia! ♥ Obrigada, beijooos!

      Excluir
  6. Não conhecia a autora, mas a história do livro parece bem interessante. Só não curti muito a parte de que a história se arrasta em alguns momentos, o enfoque de se ter um amigo imaginário enviado para ajudar uma adulta é algo inusitado e super bem bolado, que poderia render muita coisa legal.
    Se surgir a oportunidade, acho que darei uma chance de leitura para a autora! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Remnata, não acredito que você não conhece a Cecelia hahah, ela é a autora de PS Eu te amo (livro que originou o filme mega conhecido). Siim, isso do amigo imaginário é bem desenvolvido e a autora soube passar muito bem isso ☺ A narrativa assim é um ponto fraco mesmo! Vale a pena ler sim e espero que você goste ☺

      Excluir
  7. Não conhecia essa autora mas me interessei pela história... Com certeza vai pra minha lista... bjs

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um amorzinho o livro! Gostei do fato da autora criar dimensões mágicas na história, isso me agrada bastante pois eu amo um mundo inventado!

    Beijo! Até Mais!
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro essas coisas hahah. O livro é um amor mesmo ♥♥ Beijos!

      Excluir
  9. Muito bom !!! Parabéns !
    Tá lindo aqui e a resenha ficou TOP!
    Ass. Jana de Luna ♥

    ResponderExcluir
  10. fiquei muito, mas muito curiosa mesmo pra saber esse lance de amigos imaginários serem uma "coisa" (nao sei como nomear) que sao enviados as crianças...!
    leria só por essa parte hehehe

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles meio que são tipo seres humanos mesmo, só que só as crianças veem hahaha. É ótimo, e isso é o ponto alto do livro (e o foco geral dele mesmo) ☺

      Excluir
  11. Eu achei a capa super curiosa, mas me lembrou um pouco livro de auto-ajuda haha. Claro que não é nada disso, e deu pra perceber pela sinopse! Achei a premissa tão peculiar, e fiquei muito curiosa para saber no que essa história vai dar, já que eu tenho amigos imaginários até hoje (deixa em off).

    Para um livro que aprece ser tão legal, você pagou muito barato! Em geral, nunca acho um livro em sebo por menos de 15$ :p

    Enfim, adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu achei a capa um tanto nada a ver com a história hahaha. O livro é bem peculiar, diferente do que costumo ler e isso foi demais ♥ Nossa, tem uns sebos que visito que são bem caros também, mas esse no centro do Rio é maravilhoso! ♥

      Excluir
  12. Estou descobrindo vários blogs de leitura e estou amando tudo isso. Eu nunca li esse livro, mas achei interessante essa resenha. Parabens pelo texto! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ♥♥ Que legal, espero que você continue visitando o FNO e gostando dos posts ♥ Fico feliz que tenha se interessado!

      Excluir
  13. Oi
    Já li alguns livros da Cecelia e eles não são ruins, ela boa de drama, porém, não é uma autora que eu me abale para comprar o livro, pois, ainda sinto certa falta de amadurecimento. Se você me visse agora ainda não li, espero ter oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, super entendo. Eu li só esse dela e na verdade eu gostei bastante ♥ Leia sim, pois vale a pena!

      Excluir
  14. Que blog lindinho <3 Amo resenhar e também ler resenhas, amei sua resenha, me interessei pelo livro já da capa, e também nunca tinha visto essa atora, muito bom conhecer livros e autores novos :) Bjs
    www.moreninhabasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a Cecelia é super conhecida hahah. Ela é autora de PS Eu te amo, que originou o filme e tal. Fico feliz que tenha gostado da resenha, beijooos! ♥

      Excluir
  15. Ai mulher que máximo adorei e ainda dois livros por 10 reai tô chocada melhor ainda que bem baratinho já sai lendo de cara 2 livros maravilhosos por tão pouco , amei o post . Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, sebos são maravilhosos hahaha. Que bom que gostou ♥ Beijos!

      Excluir
  16. Olá,

    Já li algumas obras dessa autora e confesso que realmente a narrativa arrastada é o que me desanima com os livros dela. Entretanto, gostei de ler suas considerações sobre a obra e futuramente talvez eu venha a dar uma chance a essa história.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    esse não é um livro muito famosos da autora mas adoro essa capa e quero muito poder ler, parece ser uma delicia e vi vários elogios, vamos ver se consigo ler em breve

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa