Acho que 2016 foi um ano de descoberta de autores. Embora muito conhecido, nunca havia lido nada do Westerfeld, e ao encontrar Tão Ontem, não consegui resistir a capa curiosa e divertida e a promessa de uma boa e deliciosa aventura, um tanto diferente da minha zona de conforto literária.

Autora: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 316
Ano: 2007
Nota4/5
Sinopse: Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito. A dupla é chamada para uma reunião misteriosa com Mandy, chefe de Hunter. Mas o encontro não acontece e tudo que descobrem é o celular de Mandy em um prédio abandonado. De uma hora para outra, Hunter e Jen se vêem envolvidos em uma guerra do mercado: um carregamento repleto com os tênis mais legais que já viram, anúncios de produtos que não existem e um obscuro grupo dedicado a desmantelar a cultura consumista como conhecemos



A história é narrada por Hunter, um garoto de 17 anos que tem um emprego secreto um tanto peculiar: ele é um caçador de tendencias. Hunter tem a tarefa de encontrar as coisas mais legais que podem se tornar uma febre na moda. Sua tarefa é observar. Porém, ao conhecer Jen, uma Inovadora, aquela que lança a tendência, Hunter começa se envolver mais do que deveria. 

Então algo assustador acontece: Mandy, sua chefe, combina uma reunião com Hunter e Jen, porém ela não aparece, seu celular é encontrado pela dupla de adolescentes em um galpão e toda a aventura para descobrir o que aconteceu com Mandy e o que um par dos tênis mais incríveis já vistos tem a ver com a história se inicia. 

A escrita de Westerfeld é envolvente, e isso faz com que a leitura flua muito rápido. Os capítulos curtos ajudam muito com que as páginas passem rapidamente e o mistério no fim de cada um deles faz o leitor se sentir motivado a continuar a história. A narrativa simples feita pelo nosso protagonista não tem nada demais, mas ainda assim é deliciosa e divertida de ler. Hunter é um rapaz comum, do qual dá vontade de ser amigo e Jen é uma garota diferente, divertida e aventureira. 


A história é bem trabalhada, enquanto os personagens de fato não são tão bem trabalhados assim. Os acontecimentos tomam a cena e o mistério é o que me motivou muito a ler rapidamente a história, despertando sempre minha curiosidade o  livro é bem divertido e me tirou boas risadas. 

Uma característica legal é que dá para perceber que a história tem um bom plano, segue um roteiro e isso acaba dando um bom desenvolvimento, nenhuma ponta fica perdida e não restam interrogações ao fim da história. 

Eu confesso que não fazia ideia do que esperar do final, por isso apenas me surpreendi. Scott fez uma obra tão bem planejada que eu nunca conseguia acompanhar o suficiente para criar teorias, minha criatividade foi bem limitada e isso não é algo ruim. 

Porém, o livro é bem simples. Os personagens são simples e a história se baseia basicamente nessa rápida aventura, dando espaço há uma leve química e um pré-romance que não chega a ser abordado no livro.

É leve, descontraído, cheio de aventuras e aborda um tema diferente, a industria da moda vista de uma forma curiosa e irreverente através de pirâmides onde no topo se encontram os inovadores e logo abaixo os caçadores de tendências. Vale muito a pena ler, principalmente se você busca uma história para se distrair e rir um pouco. Se fosse um filme, daria uma bela sessão da tarde.


13 Comentários

  1. Oi flor! Não conhecia esse livro mas parece ser interessante!
    Conhecendo seu blog e já seguindo pra não perder suas novidades! segue de volta?
    Beijos ��
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  2. Já fiquei encantada pela capa desse livro depois que li a resenha ai que fiquei apaixonada pelo livro.Beijos
    Blog Garota Estrela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que legal!!! espero que você consiga ler em breve e goste ainda mais hehe.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Owm apensar de ter amado a sua resenha e a forma como você instiga o leitor a ler o livro a obra não me prendeu. Não sei, não faz bem o meu estilo. No aguardo das suas próximas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Faby, é uma pena, mas espero que as proximas resenhas você curta mais os livros que eu indicar rs. Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  4. Olá, nunca li nada dessa autora, mas gostei bastante dessa temática de envolver moda com mistério, o livro deve ser bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi bem criativo. Fico feliz que tenha curtido a dica.

      Excluir
  5. Adorei a temática e ambientação. A capa então...já quero! Um tipo de leitura que parece mesmo ser envolvente e sua resenha me convenceu. Mais um pra fila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuul! Espero ver resenha no seu blog também sobre ele, e espero que você goste tanto - ou mais - quanto eu gostei! :D

      Excluir
  6. Oie
    eu ouvi falar algumas vezes sobre o livro e opiniões bem divergentes, mas no geral parece algo bem leve e divertido, acho que eu leria para passar o tempo e essa capa é uma graça, gostei da resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que curtiu a resenha ♥ Ele é bem leve e divertido mesmo, vale a pena ler principalmente depois de um livro muito pesado, sabe? ☺ Beijos!

      Excluir
  7. Já li "Feios" do mesmo autor e gostei bastante, mas não sabia da existência desse livro mencionado. Vou procurar saber de mais opiniões etc ❤

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa