Sabe aquele livro que é amor a primeira vista? Você olha a capa e já quer ler. Foi isso que aconteceu quando bati o olho em Antes de começar o namoro. Eu só havia lido até então um livro da Hayley DiMarco (Sexy Girls) e fiquei apaixonada pela escrita e forma como ela abordou o tema. E mesmo agora estando em um namoro há mais de um ano, eu adoro temas de relacionamento, começo de namoro e afins! Então, imagine minha alegria quando recebi de presente esse livro ♥

Autora: Hayley e Michael DiMarco
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 168
Ano: 2015
Nota: 5/5
Sinopse: O coração está batendo forte por alguém?  Quer marcar um encontro?  Então, antes de tudo, arrume um cantinho bem gostoso no sofá e devore esse livro.  Em Antes de Começar o Namoro, Hayley e Michael DiMarco oferecem sete dicas úteis e necessárias par a jovens ou adolescentes que estão se preparando para um compromisso sentimental, seja pela primeira vez ou não. 

O livro é escrito não só pela Hayley, mas também por seu marido. Porém, não tem como saber quando um está escrevendo ou quando é o outro. A escrita é descontraída, leve e bem dinâmica. Os capítulos são divididos em curtos tópicos onde são abordados de maneira clara e objetiva coisas que todo cristão considera ou ao menos deve considerar como importantes antes de iniciar um relacionamento. 

Antes de começar o namoro é dividido em 7 capítulos, cada capitulo é um ponto especial e os tópicos dentro dele abordam o tema principal e até mesmo alguns outros. Os DiMarco começam falando sobre os diversos objetivos que um namoro pode ter, continuam no segundo capitulo debatendo sobre nosso santuário, nosso corpo onde habita o Espirito Santo e como devemos cuidar dele.

O terceiro, quarto e quinto capitulo falam sobre como namoro não é um casamento, como é importante se ter vida própria e as bandeiras vermelhas que aparecem em um relacionamento, respectivamente. O sexto capitulo trata de um tema diferente e inesperado que eu nunca vi abordado assim: a rejeição, e como devemos aceitá-la. O último foi meu preferido: não namoro seu ídolo.



Confesso que no começo eu achei que o livro seria muito juvenil, para quem ainda está em seus 12 anos e que não teria grandes coisas a me acrescentar, especialmente para mim, que sempre gostei de estudar sobre relacionamentos e namoro cristão. Mas com o passar das páginas acabou que fui aprendendo muito e vendo coisas erradas que fiz, fazia ou ainda faço. A leitura nunca fica tediosa e, pelo contrário, dá aquela curiosidade de saber o que os autores fala sobre tal assunto ou qual será o próximo tema.

Além disso, nas laterais de muitas páginas encontramos comentários em estilo conversas de chat da Hayley e Michael, com experiências pessoais ou piadinhas que ajuda naquela quebra de texto. O livro conta com uma diagramação, inserem-se imagens e tudo isso faz a leitura fluir muito e torna-a um pouco mais divertida. Sendo assim, o livro é muito bom até mesmo para quem não tem ainda o hábito da leitura.



Embora não seja um livro de histórias, com um caráter mais "didático", a Hayley e o Michael fala de diversas histórias, pessoais ou de pessoas que conhecem, o que ajuda a "visualizar" melhor as situações que eles estão falando. O livro todo funciona mais como uma conversa com o leitor, que nos faz pensar, propõe reavaliações e até alguns testes para serem respondidos.

No final de cada capitulo temos algum e-mail sobre o tema do capitulo, de uma pessoa real com um problema do que foi abordado naquela parte do livro e então segue-se a resposta da Hayley e do Michael, separado. Isso é muito interessante pois mostra como eles se basearam em problemas reais, de pessoas reais para dar seus conselhos e não estão apenas ditando regras.



O livro é enriquecedor. Embora trate somente coisas a se fazer antes de começar o namoro, serve para pessoas que nunca namoraram, estão em um relacionamento (como eu) ou que terminaram já. serve para todo mundo que deseja entender mais sobre como deve funcionar um namoro cristão, como é a melhor maneira de agir diante de algumas situações e as coisas que agradam a Deus. Não é para ditar um molde e um padrão, mas é para mostrar uma conduta que devemos ter como pessoas escolhidas por Cristo, como devemos ser diferentes do mundo e como isso influencia nossa vida amorosa. 

15 Comentários

  1. Oi.
    Parabéns pela resenha, não curto livros com dias, mas como o público alvo é jovens ou adolescentes, acredito que cumpre sua função a quem se destina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu adoro hehehe. E sim, acho que para o público especifico ele é de grande ajuda.

      Excluir
  2. Gosto desses tipos de livros que tem a leitura fluida e até que achei interessante essa obra. Infelizmente EU não conhecia, vou anotar aqui a dica! Já essa conversas "estilo chat" tive oportunidade de ler livros nesse formato, assim fica bem mais divertida a leitura não é mesmo?

    Ótima resenha! Continue assim.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, ajuda a "quebrar" aqueles textos corridos, deixando mais leve e dinâmico ☺ Ah que legal que se interessou, vale a pena!

      Excluir
  3. Olá, ainda não conhecia esse livro, gostei da capa. Eu não leria por ter ideias contrárias ao que é pregado num "namoro cristão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa me agradou bastante também ♥ Ah, super entendo!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não gosto de livros cristãos e muito menos de dicas para relacionamentos, então essa é uma leitura que eu não faria.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, uma pena! Espero que a próxima dica de leitura você goste mais ♥

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu gosto de livros divertidos e dinâmicos, mas auto-ajuda não é pra mim. E já estou com 24 anos, se eu tivesse lido esse livro antes, talvez tivesse funcionado hahaha
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, menina! O livro é para todas as idades, acredite em mim! mesmo que você já fosse casada serviria, afinal conhecimento é sempre bom e sempre podemos ajudar alguém ♥

      Excluir
  6. Olá,
    Nunca havia ouvido falar do livro e, embora não seja um gênero que costumo ler, fiquei intrigada com as dicas e conhecimentos que podemos adquirir sobre relacionamentos.
    A premissa é bem interessante e achei inusitada a forma que abordaram os temas no decorrer da obra, dividindo-os em sete capítulos e também que há subdivisões entre eles.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, essa divisão é maravilhosa, ajuda muito a deixar a leitura mais leve heheh. E fico feliz que você tenha se interessado, espero que tenha a oportunidade de lê-lo também!

      Excluir
  7. Olá
    não conhecia o livro mas não me agrada muito a ideia de ser um livro que diz como vc deve estar para começar algo e como este relacionamento tem que ser, porém, a edição está uma graça e parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendo Catharina! Eu curto bastante livros nesse estilo hehe. A edição é sim maravilhosa, foi o que me atraiu logo de cara hehe. Obrigada ♥ beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Então... achei, na verdade, uma mistura de livro didático com auto-ajuda kkkkk Acho que não sou muito adepta de relacionamentos cristãos (?), bem algumas coisas que pro livro parecem "casamento" eu acredito que sejam criação de intimidade, uma fase muito legal que é preciso viver pra conhecer, pra ter certeza, pra passar a confiar.. acho que o grande medo é "ser abandonado(a) depois" ou "ser traído(a) depois" de confiar demais... pode ser algo muito pessoal, mas acredito que essa entrega deve ser sentida por ambos como um crescimento pessoal e do relacionamento, sem perder a própria personalidade e independencia... mas, é só minha opinião kkk
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa