Já falamos de tudo um pouco ao longo desses cinco dias, certo? Começamos falando sobre os pensamentos, partimos para as questões do coração e seguimos alertando sobre as palavras, além disso conversamos sobre o tempo e a forma como ele é gasto também. Nada mais justo que agora começar a tratar das nossas ações, né? 

Como cristãos nós temos uma enorme responsabilidade diante de Deus acerca do nosso modo de agir. Isso engloba tudo: as palavras que dizemos, as amizades que temos, a forma como lidamos com determinadas situações, os lugares que frequentamos e as atitudes que tomamos. Nós fomos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo, quando nascemos de novo em Cristo nós somos chamados para sermos iguais a ele.
Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Efésios 5:17
O ponto principal quando falamos em tomar decisões, em dominar nosso agir, é abordar a questão de que devemos ser dominados pelo Espirito Santo. Nós devemos agir como Cristo agiu, e por isso nós devemos buscar ter a mente de Cristo. Devemos ter um espirito controlado, sermos pacientes e sábios, evitando agir com insensatez, agir sem pensar ou agir no "calor do momento", com a cabeça quente. 

O ponto crucial é evitarmos tomar as nossas decisões quando estamos com sentimentos ao extremo. Nossa vida, como espelho da imagem de Cristo no mundo, deve ser de moderação, de pacificidade, de bondade. Claro que temos momentos em que as coisas fogem ao controle, porém ao tomarmos decisões quando não conseguimos dominar o que sentimos só mostrará o quanto estamos descontrolados e não conseguimos dominar também nossa forma de agir, que deve refletir a imagem do Senhor. 

Evitar tomar decisões em momentos de muita tristeza, de muita raiva, de muita euforia pode ser a melhor atitude a ser tomada hoje e uma mudança de comportamento para o resto da vida. A melhor coisa então a se fazer é confiarmos no Senhor para que ele envie seu Espirito Santo em nossos corações, nos acalme, nos dê o bom-senso e um espirito moderado, compreensivo e paciente. 

Antes de agir é sempre importante que consultemos ao Senhor. Ao analisarmos grandes histórias da Bíblia, é possível ver que as pessoas que eram exemplos de sabedoria consultavam a Deus antes de tomar decisões. O Senhor nos orienta em todos os momentos, ele nos dá todas as respostas não que queremos, mas que precisamos. 

E ele nem precisa falar diretamente com você, ele te deu a Bíblia para ser a sua bússola. E por mais que não tenha o seu problema especifico, com certeza vai haver alguma orientação que vai te ajudar a lidar com que está passando, seja lá o que for. O Senhor nos ensina que há um tempo e um modo certo de agir, então vamos confiar nisso, ok? 

Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir. Eclesiastes 8:5

Vivemos em tempos onde ninguém mais quer ter responsabilidade sobre suas ações, e você pode até acreditar que a ação que você toma nada tem a ver com a vida de ninguém, porém muitas delas são influência ao mundo. Nós fomos chamados para sermos influenciadores e não influenciados. Nossas ações devem condizer com o estilo de vida cristão, o modo de agir deve condizer com a Palavra do Senhor e não com o fluxo do mundo, mas na contra-mão. Somos sim responsáveis por cada ação, e somos responsáveis pelo que essas ações causam em nossos irmãos e que imagem ela passa do que é ser cristão ao mundo. 

Vamos orar? 

Senhor, sei que muitas vezes sou deixada levar pelos sentimentos, especialmente sentimentos que não agradam a ti, antes de tomar minhas decisões. Peço perdão por tantas vezes errar em confiar mais no que meu coração diz do que em esperar em ti. Peço perdão pela minha impaciência, minha mania de autossuficiência. Oro a ti para que me ajudes a dominar-me, que o teu Espirito Santo me auxilie em cada decisão que tomarei daqui para frente. Que tua Palavra seja a lâmpada para meus pés e a luz que ilumina meu caminho, de tal modo que ela seja sempre minha bússola em cada vez que eu for agir. Que o Senhor possa dar ao meu coração a sabedoria necessária para agir na contra-mão desse mundo, para não ser influência pelo modo de agir das pessoas que não tem a ti como alvo e meta. Que diariamente eu possa andar de acordo com teu querer, e seguindo a tua vontade. Amém. 

Para a reflexão, medite nesse breve, porém poderoso, versículo: 

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:1,2

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa