Nós, aqui na terra, somos seres mortais. Com um tempo muito curto para realizar coisas em nossa vida. Aproveitar o tempo de uma boa maneira, buscando as coisas do Reino, sabendo dividir nossas prioridades e entendendo que para tudo há um tempo determinado por Deus (Ec 3.1) é uma forma de agradarmos ao nosso Criador. E também, como um bônus, de vivermos uma vida mais leve, buscando o que realmente importa e nos faz bem.

Nos tempos atuais é muito complicado entendermos essa questão do tempo. Perdemos tempo facilmente com coisas triviais, que nos enfraquecem de muitas formas. Perdemos muito tempo de internet, com conversas fúteis que superficialmente parecem divertir, mas não acrescentam em nada. Perdemos tempo vendo perfis, vidas, procurando pessoas que não interessam, de fato. Perdemos tempo compartilhando coisas que não edificam, mas, muitas vezes, podem destruir pessoas. Perdemos tempo de diversas formas através de alguns cliques e vários minutos jogados fora que logo se transformam em horas.

A perda de tempo na internet acaba causando outros pecados, como a inveja despertada ao ver a vida das pessoas na internet, a altivez ao ficar compartilhando todo seu dia a dia nas redes sociais em busca de ser o melhor entre seus "amigos", tirando a prioridade das coisas que importam.

Mas dominar o tempo não é somente parar de gastar tanto tempo na internet, embora esse passo seja fundamental. A procrastinação, em diversos níveis e formas, é muito prejudicial para nossas vidas. Deixar de fazer as coisas que importam para viver com trivialidades, enquanto se adia o inadiável pode virar um hábito cruel no nosso dia a dia, nos transformando em escravos de nós mesmos e nossa falta de domínio próprio.

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. Provérbios 25:28
Se não sabemos como nos dominar, e isso inclui tudo que fazemos e quando fazemos, não conseguimos mais dominar nada em nossa vida. Somos uma cidade com muros derrubados, não nos controlamos, passamos a seguir o fluxo do mundo e vivemos de acordo com o caminho dele. O

Por isso a proposta de hoje, antes de prosseguirmos é que possamos observar melhor como nosso tempo está sendo aproveitado. Temos nossas obrigações, as prioridades, temos nossa diversão, nosso descanso e temos que deixar sempre nosso tempo reservado a Deus, um devocional diário, um período para orar, para entender, buscar e nos conectarmos com nosso Criador. 

Deus faz tudo perfeito, ele fez o mundo com 24 horas e ele nos diz em Eclesiastes 3 que há tempo para tudo, tudo que possamos fazer a tempo. Se você tem se sentido impotente e sente que não há tempo para fazer tudo que quer e tem que realizar, então é bom orar e buscar em Deus a compreensão, um espirito mais moderado, que compreende as prioridades, o que deve ser feito e quando deve ser feito. Deus tem tudo sobre controle, ele sabe o que faz. Vamos confiar?

Meu Criador, agradeço-te por mais um dia de vida, por cada hora do dia em que sei que tu me protegeu, por cada livramento ao longo desse dia, por cada benção. Agradeço-te pelos dias que virão, não sei quantos são, mas sei que estão todos em tuas mãos. Oro a ti que me perdoe pelo tempo desperdiçado, sei que tenho uma vida curta, dias e horas contados, e que devo fazer o melhor que posso com eles, evitando procrastinar, dar espaço para a preguiça e adiando o inadiável. Peço perdão por abrir as portas da minha alma para coisas ruins ao gastar o tempo que me deste com coisas desnecessárias, fúteis e que não edificam em nada nem glorificam ao teu santo nome. Que o Senhor possa me dar cada dia mais compreensão sobre o tempo que eu gasto, que possa me dar sabedoria para dividir bem minhas prioridades, nunca esquecendo, não importa a quantidade coisas que eu tenho para fazer, de buscar sempre as coisas do Reino. Que nesses próximos dias tu me ensine a dominar cada área da minha vida, agradeço-te por esses 4 dias em que tive a oportunidade a aprender e oro para que toques sempre em meu coração, o torne aberto para os ensinamentos, amém. 
Bom, acho que você já aprendeu a rotina, certo? Orarmos, buscarmos o arrependimento pelas nossas falhas, pedirmos o auxilio do Senhor e estudarmos sua Palavra é o meio de sermos mais auto controlados, termos domínio próprio, vivermos de uma forma moderada e sábia. Então, reflita nesses versículos:

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço? Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens. Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes 3:1-11


Um Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online