E aí, como foi o primeiro dia, conseguiram refletir bastante sobre o que falamos? Bom, então acredito que estejamos prontas (os) para o próximo passo, certo? Avaliamos nossos pensamentos, o que tem ocupado espaço em nossa mente e agora é hora de avaliarmos nossos sentimentos.

Se você não faz ideia do que trata o projeto 7 dias buscando o domínio próprio, clique aqui e conheça ♥ Se você ainda não viu o post do primeiro dia, clique aqui e confira! Lembrando que o ideal é fazer um dia por post, então se você começar hoje comece pelo post de do dia 1º, ok?

Quando guardamos os sentimentos ruins...

Controlar os sentimentos é algo praticamente impossível, somos movidos por paixões, pelo que sentimos. Seja isso bom ou ruim. E o que pensamos interfere no nosso coração, é claro. Se você está com raiva de alguém e só pensa em planejar uma vingança, seu coração se enche a cada dia mais de ódio e isso não é nada bom, certo? 

Porém, se todos os dias você toma a decisão de perdoar e cuidar do que sente, não deixando que nada te entristeça, enraiveça e te afaste de Deus, cada dia mais seu coração estará leve e você se sentirá melhor. Essa é uma questão de saúde física, inteligência emocional e amadurecimento espiritual. 

Já dizia o sábio:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23
Devemos proteger o nosso coração dos maus sentimentos, que podem ser pecados como a inveja e o ódio. Mas também existem sentimentos que são muito ruins e devemos evitar que sintamos pois fazem mal a nós, ao nosso corpo, coração, mente e, consequentemente, espírito. 

No topo da lista está a raiva e rancor, sentimentos que podem ser destrutivos, levando em conta que quando sentimos raiva queremos nos vingar, e a vingança não cabe a nós, e nem sequer cabe a nós esperarmos por ela (2 Tessalonicenses 1.6-7). Além disso, esses sentimentos afetam nossa saúde física, agravando ou causando problemas cardíacos, problemas como gastrites, ulceras, doenças e problemas musculares, tensões, enxaquecas, alteração de humor e comportamento constante, entre outros.

Outro sentimento que muito atinge as pessoas e, assustadoramente, está entre os principais entre os cristãos é a culpa. A culpa pode nos afetar muito e acaba mudando a forma como nos enxergamos,. Ela nos desmotiva e trazem problemas emocionais graves, como a depressão e sentimento de inferioridade. E isso afeta diretamente nosso relacionamento com Deus, e drasticamente. 

Afinal, somos filhas do Deus vivo, nossos pecados foram lavados pelo sangue de Cristo e temos como presente seu Espirito Santo que nos auxilia em todos os momentos. Somo sim, pecadores, mas temos a chance de nos arrepender e optar por uma nova vida, livre do pecado e sua escravidão, e com isso devemos deixar no passado toda a culpa e medo. 

A raiva e o rancor não devem pertencer mais em nosso coração. É muito dificil ser assim quando se tem "pavio-curto", quando se vive em um ambiente estressante, quando passa-se por situações que nos coloca no limite. Porém, em Deus temos a força para vencermos tudo isso.

Quando não dominamos o que sentimos...

Um outro problema comum e frequente é a falta de dominar o que se sente no dia a dia. Você pode ter lido tudo isso até aqui, refletido e orado e não ter visto nenhum sentimento ruim guardado em seu coração, embora pouco provável, é possível. Porém, você tem que olhar para mais um ponto: será que você se permite sentir tudo ou você se controla?

Dominar a si próprio é dominar também os impulsos sentimentais. Isso evita muitos problemas, evita acessos de raiva desnecessários que podem consumir sua energia e anos de vida, pode evitar lágrimas e desespero que não fazem sentido por uma situação que não é para tanto (famosa tempestade em copo d'água), pode evitar os amores platônicos que criam ilusões e despedaçam seus corações em poucos minutos ou até dias. 

A gente ter um maior controle do que sentimos pode evitar muitos danos que, superficialmente, são invisíveis, porém, deixam cicatrizes severas. Às vezes criamos o hábito de levar a vida a ferro e fogo e nos machucamos muito, será que vale a pena sentir tudo e ser tão desregulado ou se controlar mais é mais saudável, leve e  espiritualmente benéfico? Temos que em tudo ter moderação. Então vamos fazer uma pequena lista de sentimentos aqui, certo? Lembrando que existem muitos outros pelos quais devemos ter vigilância...

  • Orgulho 
  • Arrogância 
  • Ira
  • Inveja 
  • Medo 
  • Vergonha 
  • Egoísmo 
  • Ingratidão 
  • Insensibilidade
  • Impaciência 

Concluindo


A proposta de hoje então é fazer um raio-x emocional, analisar seu coração, ver sentimentos que estão aí presos e escondidos, que você acha que só você conhece, mas se esquece que Deus sonda o que você pensa, sente e faz. Ver o que você tem se permitido sentir e quão mal faz sentimentos impulsivos. Você tem a oportunidade diária de avaliar o que tem sentido, o que tem pensado, e tem a chance de mudar tudo isso, pedir perdão, optar por fazer diferente e viver de uma forma mais leve, sem rancor, sem inveja, sem culpa, sem medo, sem impulsividade e descontrole. Arrependendo-se do pecado e seguindo por uma vida nova.

Será que você tem sido dominado pelos seus sentimentos pecaminosos ou pela Palavra de Deus?

É importante hoje refletirmos e orarmos no que sentimos, pois a partir daqui vamos passar do nosso interior para nosso exterior e nada melhor que deixar a casa organizada por dentro, certo?

Então, oremos.

Santíssimo, Deus. Tu sondas meu coração, conhece-me mais que eu mesmo. Sabes do que preciso e cuidas de mim dia após dia. Meu coração eu entrego a ti, purifica-me, enche-me do que agrada a ti. Limpa-me dos sentimentos ruins que me levam para longe de ti, que me fazem cair e tropeçar. Livra-me dos impulsos diários que me fazem tão mal e que, muitas vezes, eu nem percebo. Me dá maior compreensão sobre o que eu sinto e como posso melhorar, pois tu é dono de todo o conhecimento sobre tudo e todos. Os sentimentos que me fazem mal, que não vem de ti, que fazem com que eu deseje o mal, que me levam para o caminho errado tira-os do meu coração, me ensina a aperfeiçoar-me segundo tua Palavra. Perdoa-me, Pai, por permitir que esses sentimentos floresçam em meu coração, mas dá-me forças e sabedoria para conseguir cultivar dentro de mim somente o que agrada a ti, somente a tua bondade, o teu amor, tua misericórdia. Que a cada dia eu possa buscar por mais santidade e ser purificado pelo teu amor, pela tua graça. Que tu me ensines a dominar meus sentimentos, ter auto controle sobre o meu coração, que ele seja dirigido sempre por teu Espirito Santo para que assim eu possa viver dias de plenitude. Amém.

 Como sempre, o importante agora é orarmos constantemente para que nosso coração seja diariamente purificado. Lembrando que a busca pela santificação deve ser acompanhada da leitura diária da Palavra do Senhor e da reflexão. No momento em que sentir seu coração se encher de algo que não agrada ao teu Deus, ore e peça a orientação do Espirito Santo para conseguir prosseguir com sabedoria e inteligência. Reflita nesses versículos:

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado.  Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão. Salmos 32:1-6

Um Comentário

  1. Eu amo esse provérbio: Provérbios 4:23. Apaixonada por ele desde a primeira vez que eu o li!
    Eu super apoio essa série de posts, a gente tem muito o que aprender! Tenho dito "não" a certas atitudes que colocariam para fora sentimentos de ódio, vingança e ira dentro de mim e acabei sabendo dominá-los a ponto que fossem se esvaindo aos poucos. Fiquei muito feliz por isso!
    Que mais pessoas leiam seus textos e possam ser ajudadas <3
    Beijos

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online