Bem vindoooooos! Para quem não sabe, esse post faz parte do projeto 7 dias buscando o domínio próprio, clique aqui para conhecer. Serão 7 dias com posts aqui no blog, cada dia um assunto diferente para exercer o domínio próprio, como uma das caracteristicas da vida cheia do Espirito Santo, em diversas áreas. Vamos lá?

Nós temos duas formas de pensar: temos os impulsos, que são aqueles pensamentos incontroláveis, que não sabemos de onde vem e nem porque chegam a nossa mente, e temos os pensamentos que motivamos e cultivamos. Por conta disso, muitas pessoas acham que todo tipo de pensamento acerca de coisas pecaminosas é pecado e tem aqueles que acham que nenhum pensamento sobre algo pecaminoso é pecado.

Porém, a Bíblia nos ensina que os nossos pensamentos são muito importantes. Tão importantes que em Mateus 5:27-28 Jesus afirma que mesmo de desejar cometer um adultério no coração, através da mente, já adulterou:
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Mateus 5:27,28
O pecado, antes de qualquer ação, vem através do nosso coração. Através da meditação de um pecado já maquinado em nossa mente, alimentado pelos nossos desejos pecaminosos. Tudo começa com uma tentação, nós somos tentados diariamente e por isso temos que lutar todos os dias para nos afastarmos do pecado, porém quando essa tentação encontra uma fresta no nosso coração, quando a tentação do coração é alimentada, ele se torna em algo maior. Se torna um pecado da mente. 

Por isso existem dois tipos de pensamentos: tem a tentação, que se infiltra de maneira incontrolável, que não é pecado. Porém, ao alimentarmos isso, ao refletirmos, deixar que esses pensamentos impuros tomem conta de nossa mente, ele passa a dominar nosso coração. Ele nos afasta de Deus, ele faz com que sintamos o prazer em pensar em pecar, e isso já é pecado. 

Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Mateus 15:18,19
Isso acaba se tornando um descontrole da mente, nós não controlamos, não deixamos que o Espirito Santo guie o que pensamos, deixamos nossa mente ser escrava do pecado, e ele passa a nos guiar, a fazermos com que pisemos em território perigoso. Quanto mais pensamos em pecar, mais perto estamos de trazer o pecado do campo da mente para o campo das ações.

Por isso é importante sermos críticos e rigorosos com o que pensamos. Até porque ao alimentarmos um pecado mentalmente, estamos pecando. Se você pensa em adulterar e alimenta isso na sua mente, você já está adulterando. Esse é um dos vários pontos perigosos da pornografia, se imaginar com uma pessoa que não é sua esposa ou seu marido.

Daí para ser hipócrita é muito fácil. Em Mateus 23:25-28 Jesus repreende o povo por levar uma vida de aparências, aparentemente e superficialmente não há pecado, eles limpam o exterior, mas em sua mente consome-se pecados perigosos, tem a cobiça, o desejo incessante de pecar.
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade. Mateus 23:25-28
Nossos pensamentos, o que ocupa nossa mente diz muito sobre quem somos, o que guardamos no coração. São nosso pensamentos que refletem o que gostamos, o que desejamos, o queremos praticar, o estilo de vida que almejamos. E eles estão ocultos entre você e Deus, por isso é muito importante buscarmos nos purificar, santificar nossa mente.


Então, o que fazer?

Eu poderia falar muito mais sobre o pecado da mente, mas acredito que você já deva ter percebido o quanto ele é perigoso e, sim, é um pecado. É perigoso, nos afasta de Deus, nos afasta do domínio do Espirito Santo em nossa vida, e por isso decidi começar o primeiro dia com ele justamente, a partir daqui, tendo em mente que alimentar pensamentos acerca de pecado é pecar, podemos seguir mais leve. Então, vamos orar?

"Pai, confesso diante de ti que peco diariamente ao alimentar pensamentos impuros, pensamentos que agridem a tua vontade para minha vida, que me afasta do que é bom, puro e santo, que me deixa distante de Ti, me deixa sobre o domínio do pecado e me torna escrava dele. Peço perdão, Senhor, por cada vez em que me deixei dominar pelos pecados da mente, que desfrutei deles, senti prazer em pensar em pecar, cada vez que permiti o pecado se infiltrar em meu coração e o manchar. Peço que o Senhor me guie com teu Espirito Santo, que me dê forças para resistir as tentações, que me dê sabedoria para me desviar desses pensamentos, que tire do meu coração o prazer e o desejo em alimentar o que é impuro em minha mente. Amém."

A coisa importante agora é confessarmos, orarmos, pedirmos o auxilio de Deus para ficarmos longe dos pecados. Tiago 4:7 afirma: Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!  É dificil resistir ao pecado da mente, especialmente porque muitas vezes pode se dificil identificar o que é um tentação e o que é o pensamento cultivado, porém, conforme formos resistindo, depois de algum tempo menos vamos ter que lidar com esses problemas. Por isso, toda vez que você começar a alimentar esses pensamentos, repreenda, ore e reflita na Palavra, especialmente nesse versículo:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:7,8

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online