Se você é cristão e gosta de teologia reformada, com certeza já ouviu falar no Augustus Nicodemus. Ele é pastor titular na Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, escreveu vários livros sobre a igreja e teologia reformada e é professor. Ou seja, o que não falta para ele é conhecimento. E já fazia muito tempo que eu estava com vontade de ler um livro dele. 

Autora: Augustus Nicodemus
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 224
Ano: 2015
Nota: 5/5
Sinopse: Em Polêmicas na Igreja, ele (Nicodemus) apresenta sua visão sobre os principais temas que desafiam a Igreja em nossos dias e que podem comprometer a fé cristã, caso não sejam adequadamente analisados. Nesta obra você descobre como a Bíblia pode nos ajudar a compreender assuntos diversos e críticos, como homossexualidade, fé e cultura, espiritualidade e religiosidade, céu e inferno, verdade e pluralidade, dons espirituais, unção e outros que florescem em discussões acaloradas entre cristãos.

Eu recebi Polêmicas na Igreja de presente do meu namorado no meu aniversário e no mesmo dia comecei a devorar. Somente pelo índice eu já me apaixonei pelos temas abordados, são questões atuais, principalmente para os jovens, tratadas de maneira rápida, em capítulos curtos e bastante didáticos (bem explicados). 

Para um cristão reformado vivemos em tempos tempestuosos, claro que em nenhum momento da história as coisas foram excelentes, mas ultimamente com o avanço das tecnologias, ideologias ganhando voz e força inclusive dentro das igrejas, e muitas heresias se propagando e distorcendo o evangelho, se torna cada dia mais dificil pregar e aprender sobre a palavra de Deus como ela realmente é. E Augustus aborda muito bem tais temas. 

Polêmicas na Igreja começa falando sobre o pecado de não julgar, como hoje em dias as pessoas o usam achando que é respaldo para que possam fazer o que querem e ninguém poder falar que está errado. E confesso que foi um dos capítulos que mais gostei! Augustus explica muito bem como devemos exortar sim com amor e mostrar ao nosso irmão o pecado, mas sem hipocrisia e nunca querendo tirar um cisco do olho do outro quando temos uma trave no nosso (Mateus 7. 1-5)



Além disso ele fala sobre homossexualidade, prostituição, fornicação, palavrão, religiosidade, cultura e evangelho, a distorção da Palavra com o respaldo de "vale tudo para pregar o evangelho". Porém, o livro vai ainda mais além e trata sobre as universidades, a razão, ciência, tecnologia de uma maneira surpreendente. Augustus cita diversos teólogos, antropólogos, cientistas dos quais vim ter acesso na faculdade, inclusive um livro que li em Metodologia das Ciências Sociais é citado na obra. 

A leitura é dinâmica, tem uma escrita compreensível e muito prazerosa. É muito bom para todo cristão que quer ter mais conhecimentos e estar por dentro dos debates atuais sobre a questão da igreja hoje e o papel que ela assume na sociedade. Além disso, é crucial tomarmos nosso lugar diante desses debates, que ocorrem não só no mundo, mas dentro de nossas igrejas, se infiltrando e enfraquecendo a fé dos que já estão lá dentro. Polêmicas na Igreja, de Augustus Nicodemus, traz diversos temas e muito conhecimento, tendo sempre respaldo bíblico e referências importantíssimas! 

7 Comentários

  1. Caaaara, já tinha visto esse livro na Luz e vida e agora deu uma vontade de ir lá correndo e comprar. Deve ser muito bom, amei a resenha!!
    Deus te abençoec <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou ♥ compre sim, vale a pena, agrega muito em conhecimento ☺☺

      Excluir
  2. Gostei da resenha, não tinha ouvido falar do livro, mas me pareceu bem interessante e muito inteligente ! Um super beijo

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim ♥ Infelizmente esses livros não são tão divulgados assim, mas a leitura é incrível!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? O livro parece interessante. vou dar mais uma pesquisada e tentar ler em breve. Amei a resenha.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    ainda não conhecia o livro mas parece tratar de assuntos mega polêmicos pois tudo que envolve igreja é bem polemico e complicado de discutir mas sempre construtivo, bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro, achei interessante porque se trata de explicar os pensamentos dá igreja em relação a vários assuntos.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa