Em novembro eu completei 4 anos de blogosfera e até agora estou sem acreditar em como esse tempo passou rápido! Durante todo esse período eu fui acumulando muito conhecimento, embora sinta que cada dia mais eu aprenda algo novo com o mundo dos blogs. 

E não só vi muitos erros pelo caminho, como já dei muitos tropeços e aprendi com eles. E muitos erros cometidos por mim e blogueiras amigas são referentes à divulgação do blog, especialmente como agir com a fanpage do seu blog. 

Por isso, hoje estou aqui para falar um pouco de possíveis erros que você tem cometido com sua fanpage, principalmente se você está no começo e ainda não sabe muito bem o que fazer e por onde começar, mas sabe que quer iniciar com o pé direito.


Identidade visual

Quando você entra em uma fanpage (assim como no blog) a primeira coisa que chama a atenção é a identidade visual, a foto de perfil e a capa são o que atraem as pessoas. Quando eu percebo que há qualidade, sinto ainda mais vontade de olhar as coisas e conhecer o blog. Todo mundo julga o livro pela capa, não tem vez. E investir nisso é muito lucro para o futuro do seu blog, seja aprendendo como fazer ou contratando uma pessoa que mexe com designer.

 Os problemas com os links 

Na hora de divulgar o blog na página é muito comum as pessoas colocarem apenas o link da postagem lá. E isso é um erro grave. É importante que, ao divulgar seu link, ele esteja com um pequeno texto (3 a 5 linhas) dizendo sobre o que fala o post. 

Assim a pessoa saberá o que é antes de clicar. Uma dica importante: nunca escreva na descrição basicamente o que já está no titulo do post visivel no link, vai ser redundante e, no final, não vai ajudar em nada. 

O segundo problema é quase que o contrário. Vejo muito nas páginas as pessoas apenas postando foto e falando na descrição que há um post novo no blog, mas quando procuro pelo link na mesma descrição, não tem nada, às vezes nem sequer sobre o que é o novo post. 

Acredite: dificilmente alguém vai se dar o trabalho de entrar na sua página, ir no "sobre", clicar no link para ler o post que ela nem sabe sobre o que é. Hoje praticidade é tudo na hora de divulgar seu blog no facebook.


A falta de conteúdo

Rá, isso é para mim e você leitora que é blogueira e usa sua fanpage muitas vezes apenas para divulgar o blog e só. A falta de conteúdo faz com que as pessoas desistam de te curtir e ficar acompanhando seus posts. Eu sei, dá bastante trabalho ficar pensando no que postar na página e criar conteúdo para esse público é bem mais complicado que para o blog em si. 

Porém com tantas páginas hoje oferecendo conteúdos incríveis para serem compartilhados é meio dificil alguém querer curtir uma página que só posta links. Poste frases, se seu blog é de beleza compartilhe com seus curtidores inspirações, o mesmo vale para blogs que falam de decoração, moda. 

Se seu foco é em livro crie frases engraçadas, use gifs, use vídeos. Compartilhe algo interessante de sites que o pessoal gosta, como BuzzFeed, com certeza seu público vai interagir bem mais com você e isso melhorará muito seu blog. 


Fanpage fantasma

Isso já aconteceu muito comigo e só depois de muito esforço eu consegui mudar esse hábito. Passar mais de dois dias sem postar nada em sua página é quase uma sentença de morte. Isso porque as páginas hoje tem cada vez menos alcance, mesmo com muitas curtidas. 

Quanto mais as pessoas curtem seus posts, comentam e compartilham, o facebook irá deduzir que elas gostam do seu conteúdo e isso fará com que seu alcance cresça. Ao passar 5 dias sem postar nada, seu alcance vai cair... e para subir de novo é uma luta! 

Portanto invista em deixar programado pelo menos um post por dia, se você não tem tempo, logue uma página com o instagram para que as fotos sejam compartilhadas na página também e se programe no fim de semana. Não esqueça: coloque conteúdo, fotos, gifs, coisas legais que as pessoas gostam, não só links de postagem e divulgação.


Medo da "concorrência" 

Muita gente tem medo das páginas de outras blogueiras, nunca curtindo nada de ninguém e esperando que todo mundo curta suas coisas. Só falar uma coisinha: ninguém cresce sozinho. Faça amizades na blogosfera, faça parcerias, ajudem-se a divulgar os conteúdos. Se seu conteúdo é bom, atraente, seu leitor já está fidelizado, então não tem porquê ficar de mesquinharia, certo? Assim como mundo cresce junto e feliz. 

Não troque curtidas

Por fim, mas não menos importante: não troque curtidas. A intenção da sua página é criar leitores, não curtidores fantasmas que possivelmente vão dar deslike dias depois em sua página. Faça interações em grupos de blogueiras, faça parcerias, ofereça algo aos seus leitores e mais importante: dê duro e tenha paciência para colher os frutos de um bom trabalho. 


Você tem mais alguma coisa à acrescentar a essa lista comum de erros que as blogueiras cometem nas páginas? Comenta aqui sobre suas experiências, seja como vendo o erros dos outros ou errando e aprendendo. Aliás, espero que esse post te ajude de alguma maneira, viu?

Kisses!

23 Comentários

  1. meu defeito é que as vezes posto sem falar nada no corpo do link... antigamente postava apenas links do blog,depois comecei a postar imagens, gifs e notícias do mundo literário,vi que deu resultado...
    valioso teu post...:D
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, isso de interagir mais com os leitores é super importante!!! ♥ Que bom que gostou!

      Excluir
  2. Adorei o post!! Muito bom, informativo, realmente muito bom e me ajudou bastante!
    Super beijos

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Confesso que cometo alguns dos erros que você citou, mas já irei correr para mudar. Adorei o post Aléxia, muito útil para nós blogueiras!

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou ♥ Até eu cometo de vez em quando hhaha, o que vale é tentarmos melhorar sempre ♥

      Excluir
  4. Olá,
    Adorei sua postagem que serve como norteadora para blogueiras iniciantes (assim como eu) e também para algumas mais experientes mas que ainda desconhecem certas dicas.
    Realmente é difícil criar conteúdo na página e fazer postagens regulares, mas estou aprendendo e tentando deixar de errar.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie
    uau esse post me abriu um mundo, de verdade, eu tenho a fan page mas sinto que não invisto tanto, tem muita gente curtindo mas poucos envolvimentos entao vou levar esse post para vida pois foram ótimas dicas, ja ate salvei nos favoritos hehe obrigadaaaa

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo, nossa isso me deixa muito feliz! Obrigada você por seu comentário ♥ Espero poder ajudar mais futuramente ♥

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Achei a postagem bem interessante, com boas dicas!
    Eu peco um pouco em alguns aspectos que estou me policiando pra melhorar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, eu não sei usar a fanpage da forma certa e o que acontece? A coitada ta lá abandonada :/ Em 2017 vou mudar isso!
    Ótimo post, beijo :)

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Muito boas as dicas... o que experiência não faz ne? A gente tem que investir mt, mas também ser esperta com algumas questões!
    Gostei muito..
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
  9. Esse post veio mesmo para me ajudar com a página, pois ela está meio parada e sem vida. Vou com certeza seguir essas dicas e fazer de tudo para conseguir me comunicar mais com os meus leitores através dela!
    Beijos ♥

    www.meiguicesdalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. ARRASOU nas dicas! trocar curtidas realmente nao vale em nada e o melhor é produzir conteúdo que chama atençao, que prende o leitor!

    ResponderExcluir
  11. Olá Aléxia! Ótimas dicas!

    A divulgação na fanpage para mim é um desafio, ainda não achei o caminho do conteúdo adequado, tenteis diversas vezes com abordagens diferentes, o problema é que além de lidar com expectativas temos que enfrentar o famigerado algorítimo.

    Obrigado pelas dicas elas serão úteis!

    ResponderExcluir
  12. A fanpage é o que mais me pega, to tentando melhorar com ela, mas é um trabalho árduo de ter conteúdo para todos os dias. Eu procuro compartilhar algumas coisas do nicho do meu blog quando não divulgo nada. Muitos desses erros já cometi, alguns já melhorei, outros nem tanto, mas é sempre bom relembrar onde precisamos melhorar, e eu irei.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  13. Amei a dica! Tenho dificuldade de postar na fanpage, e ela acaba ficando "fantasma". É por isso que suas dicas foram muito muito úteis ♥

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus! Esse post caiu do céu! Eu cheguei até a fazer um post lá no grupo do facebook pedindo ajuda pois estava acontecendo a mesma coisa que você disse: a minha página era só pra divulgação. Eu ainda estou um pouco perdida no meio de tudo isso, pois o meu blog é um pouco de tudo. O foco dele nãoé apenas em livro, apenas em filme, apenas em beleza. Ele é um pouco de tudo. Por um momento eu acho que isso até facilita, pois eu tenho chance de escolher. Mas quando chega na hora de editar e finalmente criar algo, parece que toda criatividade desaparece! Puf! Sumiu! Gostei muito do seu post, me ajudou bastante.

    Bjos,
    Bjos, Blog Marinspira ♡

    ResponderExcluir
  15. Admito que eu era bem parada na época em que comecei. Usava a fanpage somente para divulgar os posts mesmo e deixava à deriva nos outros dias que não postava rs. Aos poucos fui me ligando nessa coisa do sumiço e comecei a puxar mais por conteúdo, seguir páginas interessantes que tinham a ver com o meu público e tem dado certo. Mais ou menos rs. Acho que todos os pontos que citou são indispensáveis e precisam ser cuidados. A identidade é uma coisa que me incomoda muito também. Fico horas para tentar resolver se coloco aquilo ali ou aquilo lá rs. Tem que estar em harmonia, com qualidade e chamar a atenção na medida certa ♥ As dicas são ótimas, vou me lembrar delas.

    ResponderExcluir
  16. Meu maior problema é a falta de conteúdo e inspiração pra postar na fanpage. Na verdade, eu estava até pensando em excluir e ficar só com o Instagram, que tenho mais afinidade e gosto mais de interagir. Mas suas dicas foram ótimas, e se eu decidir continuar com a página vou voltar aqui e anotar todos os seus conselhos, hehe :p

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Esse é um detalhe que muitos pecam :/ Eu gostaria que minha página fosse bem diferenciada quanto ao conteúdo, já cheguei a separar um dia só para preparar 30 imagens exclusivas mas dar conta de tudo sempre não é fácil. Só é uma pena que o Facebook colabore muito para que as páginas não tenham muito alcance. Todas as suas dicas são super válidas, depositar só links e não caprichar no design e nas descrições não convence os leitores. Quanto mais bem produzido, melhor!
    Beijos

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
  18. Cometi alguns dos erros, mas cansei de ficar divulgando, e principalmente interação. Este ano vou só contratar uma designer para dar um "up" no meu blog. Escrevo mais por terapia pessoal.

    ResponderExcluir
  19. As dicas que eu precisava, estou cometendo muitos erros kkk

    www.diferentesou.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online