Todo fim de ano é aquela mesma história, dividem-se grupos de três pessoas:

  • as que fazem as metas de ano novo, 
  • as que não fazem pois sabem que não vão cumprir e 
  • as que odeiam metas. 

Eu me encontro no primeiro grupo onde há uma subdivisão entre pessoas que fazem metas e se empenham em cumpri-las e pessoas que fazem e acabam deixando a vida levar. Obviamente, encontro no segundo subgrupo.

Porém, esse ano eu tracei um novo plano para me empenhar e conseguir cumprir minhas metas, pois vamos combinar que não há nada mais chato do que chegar dezembro, você pegar sua humilde lista de meta e ver que não conseguiu nem 20%, né?

Então, nesse fim de ano eu decidi juntar minhas forças para conseguir cumprir minhas metas. E tudo vai começar antes mesmo de definir o que eu quero fazer no ano que vem (sim, fazer, pois esse é um dos pontos mais importantes das metas: a responsabilidade de cumpri-las é nossa, portanto nada de deixar acontecer naturalmente (eu não quero veeeer ♫) e torcer os dedos para que o que você quer, acredite, não adianta nada.)

Antes das metas

É importante que a gente pense no que são as metas. Diferente dos sonhos, metas é aquilo que estipulamos alcançar em dado momento de tempo. No caso desse post é durante um ano, portanto temos que pensar no que é possível fazer dentro desses 365 dias. Não adianta falarmos que temos o sonho de fazer uma viagem exterior e essa é a meta do ano se você sabe que não há essa possibilidade, né? 

O maior motivo de frustração é justamente por isso, planejamos ou coisas muito grandes que, no fundo, sabemos que não vamos conseguir alcançar, ou então muitas coisas a ponto de não sabermos como focar. Claro que a questão do impossível é relativa e muita coisa pode acontecer, no entanto é melhor se surpreender do que acabar se decepcionando... 

Trace metas e planos

É muito importante quando começarmos a pensar nas metas a gente também pensar nos planos, no que precisamos fazer para que a gente consiga atingir os objetivos. 

Por exemplo, muita gente tem como meta de ano novo emagrecer tantos quilos, porém não vai em uma nutricionista, nem busca saber de alimentos mais saudáveis, substituições saudáveis de determinados tipos de alimentos, preço de academia, rotina de exercícios físicos e etc. 

Se você quer aprender algo novo, como designer, no novo idioma, aprender a desenhar, já pesquisou o preço de cursos, se tem perto da sua casa? Ou até mesmo canais no youtube? Definiu como pode encaixar isso à sua rotina sem ficar cansativo?

É importante que parece cada meta seja pensado uma forma de atingi-la. Pense em sua rotina, o que torna possível e mais fácil que se consiga concluir o que você planejou?

Pense ao longo dos meses

Não vale pensar na meta somente em janeiro, ok? Costumamos esquecer as nossas metas especialmente no meio do ano, por isso na hora de planeja-las é necessário que se pense e trace os planos ao longo dos meses. 

Um plano interessante é definir metas para cada mês do ano, assim ao longo de cada ciclo de 30 dias você poderá comemorar por pequenas vitórias e ao chegar em dezembro do ano seguinte se sentirá muito melhor em ver que cumpriu tudo ao longo dos 365 dias. 

Foca no celular

Algo interessante é baixar aplicativos que podem te ajudar a conquistar as metas. Por exemplo, se você quer ter uma vida mais saudável existem diversos tipos de aplicativos que vai te ajudar a controlar a quantidade de exercícios feitos ao longo dos dias, as calorias ingeridas nas semanas e etc. O mesmo vale para aplicativos de estudos e trabalho. 

Além disso, deixe a lista de metas do ano ou dos meses disponível no bloco de notas do seu celular, assim você poderá sempre ler o que fez e o que falta fazer, a quantas andam os planos e como pode aperfeiçoa-los. 

Adicionar no calendário os dias para agir com as metas também é legal, por exemplo, defina em um mês os dias que você vai fazer exercícios físicos e adicione no calendário, com um despertador para a hora que você poderá fazê-los. 

8 Comentários

  1. Amei as dicas! Vou tentar colocá-las em prática! Já estou seguindo o blog!
    Beijinhos💋
    www.laurathegirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Fico muito feliz que tenha curtido! Espero que suas metas se realizem em 2017 :D

      Excluir
  2. Olá lindona,
    eu sempre crio metas e posso dizer que no ano de 2016 realizei muitas metas não só com o blog mas, na minha vida pessoal.
    Metas são ótimos para fazer a vida fluir de uma maneira mais organizada.
    beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, isso é ótimo!!! ♥ Concordo, ajuda a manter um foco ☺ Beijos!!

      Excluir
  3. Eu não costumava fazer metas, achava que isso me ajudava a não conseguir cumprir haha mas agora já fiz as minhas pra 2017 e espero que consiga cumprir
    http://velhosoutonos1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tinha abandonado isso de metas porque todo final de ano, juntamento com Natal e Réveillon, vinham as frustrações de nenhuma meta realizada! A maioria porque eu confundia sonhos com metas e a outra parte era porque estava cômodo demais não lutar por nada. Mas esse ano vai ser diferente! Eu quero coisas que têm uma realização possível, eu só preciso lutar e é o que vou fazer!
    Beijos

    https://pyetramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu sou a louca das metas e sempre estou criando novas metas e planos pra conseguir cumpri-las. Uma das minhas maiores felicidades é poder riscar uma meta cumprida. Eu aprendi a pouco tempo separar o que é sonho do que é meta e isso me ajudou bastante.
    Adorei seu post.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as dicas! Realmente, final do ano é aquela correria só e muitas pessoas acabam traçando metas pro próximo ano sem nem terem completado metade das promessas! hahaha...foco, disciplina e uma dose de realidade para traçar metas factíveis são boas alternativas! Esses eu nunca li e adorei as indicações! bjs bjs nanimoreira.wordpress.com (Oieee, vim do grupo no face United Blogs)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa