Há pouco tempo fiz um post sobre o que é SEO e como usá-lo em seu blog. Falei no fim do post que iria falar de SEO para blogger e cá estou. O SEO é uma das principais ferramentas para ajudar seu blog na divulgação e, seguindo pequenos passos, você consegue fazer com que diversas postagens acabe subindo no google, aparecendo como um dos primeiros resultados de pesquisa. 

Muita gente usa mais SEO através do Wordpress, por ter ferramentas mais fáceis e práticas na hora de colocar a otimização do seu blog em dia. No entanto, não é só porque você usa o blogger que o blog vai ficar para trás. Demorei um tempão para encontrar como usar as ferramentas de SEO para blogger, mas juro que é super fácil e prático, vou te ensinar!!!


Colocando a descrição dos posts

Todo post quando aparece nas pesquisas do google vem acompanhado com uma descrição logo abaixo. Essa descrição deve ter até 150 caracteres, incluso a palavra chave do seu post. Essa ferramente é crucial para que o seu post apareça lá no topo das pesquisas. Para isso, é importante que você ative essa ferramente. 

Vá em Configurações > Preferências de Pesquisa > Metatags > Ativar a descrição de pesquisa > Sim. 

Depois é só ir no seu post e, na barra lateral, clique em "Descrição da pesquisa" e adicione o texto de até 150 caracteres. 







Tag Alt e Title nas imagens do post 

Outra técnica importante do SEO para blogger é a de usar as tags alt e title nas imagens de cada post, pode dar trabalho, mas é necessário, pois ao realizar as pesquisas muitas pessoas preferem ir procurando as imagens em vez de links. Posts de decoração, moda, beleza e fotografia são os principais. Para isso é bem simples. 


Ao adicionar a imagem no post, clique em cima dela, vai aparecer uma barra azul logo abaixo com várias ferramentas, ao lado de Adicionar Legenda, clique em Propriedades e em texto do titulo e titulo alternativo adicione a palavra chave ou o titulo do seu post. Pronto!

Personalize o link do post com o SEO para blogger

O link personalizado de cada postagem também conta muito para o SEO para blogger. E acaba sendo bem simples e rápido. Na barra lateral do post, clique em link permanente > link permanente personalizado. Escreva ali a palavra chave do seu post, não se esqueça de usar a barra - para separar as palavras, sempre.  

6 Comentários

  1. Olha, eu conhecia algumas coisas bem básicas de SEO, como renomear as imagens de acordo com o assunto do post e colocar palavras-chave no texto em negrito, mas não imaginava essas outras dicas que você deu, e adorei conhecer! Já vou começar a aplicar no meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, cada dia eu aprendo uma coisinha nova sobre SEO! Eu não sabia como por o alt e title das imagens do post no blogger.. muito obrigada pelas dicas!!

    http://www.negavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei a postagem com tantas dicas assim para otimizar as visualizações do blog.
    Desconhecia essas ferramentas e já estou ajustando algumas coisas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas dicas, me ajudou muito a entender o Seo.
    vai me ajudar bastante daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aléxia (te chamei de Gabi no comentário em um outro post, hahaha me desculpas)!

    Eu adorei as dicas, é muito difícil achar ferramentas de optimização para quem usa blogger né?! Muuito obrigada ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dicas interessantes. Algumas eu já usava, agora vou usar todas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa