Eu sou uma grande fã de comprar livros em sebos, confesso. Embora adore livro com cheirinho de novo e aquelas páginas super novinhas, não tenho tanto dinheiro para gastar R$:30,00 em um único livro que lerei em menos de uma semana, convenhamos. Por isso quando comecei a fazer faculdade, comecei também a explorar as livrarias de livros de segunda (terceira, quarta, quinta...) mão também. E encontrei muitas perolas escondidas com preços incríveis! 

Mas as vantagens vão além, quando começamos a usar livros usados desenvolvemos uma consciência bem interessante sobre isso e estou aqui para compartilhar com vocês as vantagens de comprar livros em sebos a partir de agora. 

Preço em conta

Claro que esse é o primeiro fator crucial das vantagens de comprar livros em sebos. É importante garimpar, conhecer mais de um sebo sempre para ver qual vale mais a pena e então ver os livros oferecidos. Muitos sebos também são livrarias, ou seja, vendem livros novinhos e com preço de Saraiva. Mas também há a sessão de promoções (livros por R$:1,00, dois livros por R$:10,00, três por R$:20,00 e etc.). 

Dica: Analise a qualidade do livro. Se não tem páginas faltando, muita poeira ou manchas que afetem a leitura. Não se deixe iludir por preços, já comprei livro R$:1,00 que valeu mais a pena do que o de R$:10,00. 
comprar livros em sebos boa qualidade
Uma das melhores leituras do ano.

Você conhece livros que não conhecia 

Uma coisa que reparei é que livrarias normalmente focam muito mais em best-sellers, aqueles livros que vemos naquelas primeiras sessões são sempre livros muito divulgados e conhecidos. Achar algo diferente é bem dificil, conhecer um livro diferente e pouco divulgado e falado em redes sociais é uma raridade. Em sebo é justamente ao contrário. Eu comecei a comprar histórias que não conhecia, quase nunca ouvia falar e me deixei surpreender (até agora positivamente em todos os casos), principalmente por ter preços bem baratos, enredos aparentemente interessantes e um bom estado físico. Comprar livros em sebos acabou fazendo com que eu ampliasse minha gama de leituras. Você também encontra obras conhecidas e por preços bacanas (paguei R$:10,00 no livro Garota Exemplar, que está mais de R$:20,00 em qualquer livraria).

comprar livros em sebo vale a pena?
Cada um por R$:10,00, em perfeito estado - nunca lido. 

Autores consagrados com preços justos

É incrível pensar que já comprei livro da Meg Cabot por apenas R$:5,00, best-sellers por R$:10,00, clássicos brasileiros por apenas R$:1,00 e em capa dura! Os sebos também tem muitos livros conhecidos, autores consagrados e até mesmo livros que são muito difíceis de encontrar em livrarias comuns. O melhor de tudo é que o preço é sempre bem justo para com os leitores, que podem desfrutar de obras que em qualquer outro lugar sai super cara. 

Livros em inglês

Já fazia muito tempo que eu queria começar a ler em inglês, porém eu nunca tinha coragem de comprar uma obra em outra língua por serem muito caros. Com os sebos eu consegui encontrar livros bem interessantes, com leituras desde fáceis à complexas por preços muito, mas muito acessíveis!!!

comprar livros em sebos
"O Caçador de Pipas" por dentro. (R$:10,00)

Leitura Sustentável 

Essa consciência bateu muito forte em mim desde que passei a comprar livros em sebos. Eu nunca tive muito problemas em emprestar meus livros, especialmente por achar que era uma pena um único livro servir a uma única pessoa, quando muitas outras pessoas poderiam se encantar e desfrutar das obras também. Com sebos, isso ficou ainda mais forte em mim. Não gosto de me desapegar dos livros, mas fico muito feliz em comprar algo que já foi lido por outras pessoas. Dá uma sensação de que eu não estou monopolizando aquelas páginas (que foram feitas com sei lá quantas arvores) só para mim. Entende? 

19 Comentários

  1. Olá Le *-*
    exatamente, em minha cidade, só tem um único sebo, mas tem sempre tem livros com ótimo estado e com um preço que também valem a pena!
    O livro "Caçador de pipas", que eu vi que você comprou, eu super recomendo. Tudo bem que a historia é super triste e vai te fazer chorar, eu acho, mas de certa forma, é um livro maravilhoso, recomendo para todos!
    E quando voce ler "Garota exemplar", me conta o que achou?

    beeijos

    ResponderExcluir
  2. super adoro sebos de livros e vinis <3
    os livros ficam cada vez mais caros, é raro a minha pessoazinha aqui comprar livros em livrarias físicas. só se for algo que estou desejando assim desesperadamente, daí o impulso pula. agora compro mais na amazon, pois vale muito mais a pena!
    livros digitais tb, nada pode substituir o físico, mas eles ajudam mesmo. principalmente se ler e pensar "que uó, perdi o meu tempo". também quando amo muito livro, compro físico!
    sempre dou uma procuradinha nos sebos e também trocas no skoob.
    desculpa o textão :o HAHAHA
    =***

    ResponderExcluir
  3. Um livro novinho com aquele cheirinho é muito bom, mas como você mesma disse din din hoje em dia ta dificil haha, nunca comprei em sebos (até pq não conheço nenhum por aqui perto) mas acho muito legal!!

    www.soltaoverbobea.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, eu amei esse post! <3
    Concordo muito com tudo o que você disse. Eu sempre gostei de sebos, parece que aquele monte de livros usados é muito mais encantador que as prateleiras de livrarias com um monte de exemplares iguaizinhos (pelo menos pra mim). Gosto de abrir os livros, ficar imaginando quem seria a pessoa que deixou uma assinatura ou dedicatória ali.
    Em sebos já fiz compras muito boas, que realmente valeram a pena. Uma vez voltei pra casa com quatro livros que custaram só R$ 23,00 ao todo (sendo que um deles era novo, e de capa dura, e foi o que custou mais: só R$ 10,00). Eu sempre descubro "novos" livros de autores que já conheço. Por exemplo: comprei um livro de crônicas do Carlos Drummond de Andrade, e antes disso eu nem sabia que ele tinha escrito crônicas.
    Também tem muitos livros que deixaram de ser publicados, que há muito tempo não tem uma edição nova, e que se tornaram raros, tipo o "Quarto de Despejo", da Carolina de Jesus - aliás, ainda to procurando por esse!
    Tem livros de autores consagrados que custam muito caro. Por exemplo, o Erico Verissimo. Adoro ele, mas não tenho nenhum livro dele que seja novinho, porque as novas edições da Companhia das Letras são caríssimas. Nunca encontrei por menos de R$ 40,00. A mesma coisa foi com "A Casa dos Espíritos", da Isabel Allende. Comprei uma edição praticamente nova na Estante Virtual, e paguei só R$ 15,00, incluindo o frete. O livro só tinha um cantinho amassado na capa...
    Outra vantagem é que a gente às vezes encontra algumas coisas que são raridade. Pode acontecer de a gente encontrar uma edição linda e maravilhosa, e o que é melhor, bem conservada! É difícil, mas acontece. Uma outra blogueira que eu acompanho mostrou livros em inglês que tinha comprado em sebos, e um deles era simplesmente lindo, o tipo de livro que dá vontade de comprar só porque é bonito! <3

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu concordo totalmente com o seu post e o que listou. Estou sempre em sebos e sempre encontro livros diferentes, antigos e com histórias totalmente curiosas. Além disso, o preço é bem em conta né? O que também vale a pena. Adorei seu post =)

    beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei, coisa que sempre faço é passar em Sebos, mas nem sempre compro. Muitos dos que acho estão em estados ruins. Claro que, assim como falou, temos que garimpar e visitar vários, eis o fator tempo para mim. Espero conseguir achar com você. Acho bem legal isso, é como um troca né, mas com um preço pequenino. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Ameiii o post e a dica
    Tbm sempre faço isto
    Bjinhos
    naosouapenaslouca.blogspot.com
    Seguindo seu blog já..

    ResponderExcluir
  8. olá, flor... então, minha vida é passear em sebos pra encher minha estante... só compro novos quando é uam edição que quero REALMENTE logo, mas digamos que 70% da minha estante é de livros de sebo ^^
    adorei essa postagem...

    p.s: ah, eu prefiro o cheirinho dos livros velhos hahahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Também gosto de comprar livros em sebos. Os preços me agradam, mas priorizo livros mais difíceis de achar. Tentei comprar algo de Borges, mas os valores estavam fora de meu alcance.

    ResponderExcluir
  10. Acho que na minha cidade tem apenas 1 sebo de verdade e ele é bem longe. Morro de vontade de visitar. Acho o ambiente gostoso haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Amei o post! Minhas últimas aquisições foram num sebo daqui da cidade. Aqui tem alguns muito bons e meu Deus...melhores lugares para se estar! Se você souber procurar e pechinchar dá pra fazer umas compras legais sim!
    Ótimo post ;)

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Aléxia. Apesar de em minha cidade ter apenas dois sebos, um dedicado para os livros da Harlequin e outro que por sorte eu consigo encontrar alguns livros como de Stephen King ou Agatha Christie, eu acho super válido comprar livros nesses lugares, sai bem mais em conta, pesa menos no orçamento, haha
    Essa edição de Orgulho e Preconceito é linda, deu sorte de consegui-lo por 10,00 reais.

    ResponderExcluir
  13. Achei a ideia do seu post bem bacana, pra ser sincera fui em um sebo somente uma vez, mas achei incrível e queria tanto que na minha cidade tivesse um gigantesco HAHAHAHAH e sim no sebo conhecemos livros maravilhosos e tem alguns que até parecem novos, quando eu fui comprei alguns. E agora também tem os sebos on-line ne? Adoro!

    Beijos

    www.entrelinhaseparagrafos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Achei seu post muito bacana.
    Infelizmente na minha cidade eu só vou no sebo para comprar romances de banca e vez ou outra algum livro da série vagalume hehe aqui realmente são caros os livros, por isso sempre prefiro comprar online. Queria muito achar uns tesouros como esses que você achou, mas livros mais atuais como garota exemplar as vezes é vendido até mais caro do que pela internet. Até livraria aqui só tem uma mais ou menos, aí eles jogam os preço lá em cima por nao ter concorrencia. =/
    Mas vejo que em vários lugares os leitores recorrem aos sebos e acho isso muito bacana, quando o preço compensa.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu amo comprar livros em sebos pois alem de achar livros bem antigos, é mais barato, sem contar que é bem sustentavel mesmo, adorei seu post, por uma sociedade que ame mais os sebos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que post mara!!! Eu tento comprar em sebos ou compro aquela edição de bolsa que é mais baratinha que o livro normal. E quando não compro eu leio online mesmo, justamente pensando na sustentabilidade, são muitas páginas branquinhas por ai que nem são lidas muitas vezes... Parabéns pelo post!
    Quando tiver um tempinho livre passa lá no meu blog? Adoraria receber um comentário seu <3
    http://www.palavrasambulantes.com/2016/11/aquela-mania-de-carregar-o-mundo-nas.html

    ResponderExcluir
  17. Comprar em sebos <3 Acho que o último livro que comprei em livraria foi em 2013 porque depois que descobri as maravilhas dos sebos passo longe de livrarias.
    Adorei o post, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  18. Vejo muita gente que não gosta de sebos, mas eu adoro <3 tenho tendências a gostar e coisas ~velhas~ e a ideia de ler algo que foi de outra pessoa me faz pensar o que ela sentiu ao lê-lo.
    Apesar de ter uns sebos bem caros por aqui, outros são muito em conta! Uma vez eu cheguei a pagar $12 num livro novinho *-*
    Adorei o seu post!

    ResponderExcluir
  19. Meu sonho é voltar a trampar só pra fazer uma biblioteca com livro de sebo! haha Nunca fiz questão daquelas edições de luxo super salgadas, pq minha maior preocupação é a história, e como sempre li livro impresso muito rápido, acho uma pena pagar uma fortuna por algo que vc vai ler em pouquíssimo tempo. Sempre achei a ideia maravilhosa, e entendo bem essa coisa de não querer "monopolizar" uma obra: é muito legal quando vc encontra um livro bacana e enquanto lê pensa que ele carrega parte da história de outra pessoa. Tem gente que não gosta de carregar objetos com energia alheia, mas eu não me importo por conta do valor histórico. Além do que tem a vantagem suprema de vc poder encontrar coisas que não se acha em todo lugar ^^
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa