Para quem não sabe, já trabalhei por quase um ano escrevendo sobre casamento. Eu falava de tudo que estava relacionado à organização do grande dia dos casais apaixonados: cabelo, maquiagem e vestido da noiva; decoração da festa; como contratar profissionais; qual tipo de bolo escolher; escolha de padrinhos e etc. E para conseguir saber do que estava falando eu tinha que estudar, é claro. Pensando nisso, meu chefe me presenteou com dois livros muito importantes que hoje eu vou falar para vocês. 

Manual da Noiva (221 páginas) e Manual do Noivo (205 páginas) são livros que ajudam na organização do casamento escritos por Carrie Denny e Shandon Fowler, respectivamente. Os livros falam de tudo que você precisa saber assim que coloca um anel de noivado no dedo e começa a pensar na checklist do dia mais importante da vida do casal. Além dos detalhes técnicos, que falarei a seguir, o livro também fala sobre a questão emocional dos noivos, como lidar com familiares, com amigos chatos, com a pressão, nervosismo e ansiedade que podem colocar tudo a perder. 

Ambos os livros são escritos em uma linguagem fácil, rápida e divertida de ler. Contém inúmeras ilustrações (muito lindas, por sinal!), tabelas e planilhas que torna a leitura muito menos cansativa e ajuda a planejar o casamento sem que você tenha que ficar imprimindo as coisas na internet. O texto também é sempre dividido em tópicos e sub-tópicos, que ajuda a ler de forma mais fluída. 

Confesso que esse livro me mostrou 95% do que sei sobre casamento hoje. Ele é importante demais para quem vai se casar e não sabe nem por onde começar, mas também para quem já tem uma noção básica. Isso porque os autores fizeram em uma linha cronológica que vai te ajudar a se localizar e saber quais as primeiras coisas a serem definidas e como seguir ao longo dos meses.

Os autores falam sobre que tipo de flor escolher em determinada estação do ano, qual tipo de vestido é melhor para determinado tipo de corpo e casamento, como definir um estilo para seu casamento, como contratar e lidar com fornecedores, o que fazer caso algo saia do controle ou dê errado entre inúmeras outras coisas que rodeiam a cabeça, principalmente, da noiva durante o planejamento.  

O Manual da Noiva foi, para mim, mais importante que a versão masculina do livro, não sei se é pelo fato de eu ser mulher ou se é porque ele realmente tem informações mais importantes quanto à organização do casamento, O Manual do Noivo aborda principalmente a questão emocional, como lidar com uma noiva com os nervos à flor da pele e ser suporte nesse momento tão estressante. 

Um ponto negativo é que por vezes achei o livro com aspectos exagerados e fora da realidade da maioria das pessoas, principalmente por questão que os autores não são brasileiros e, evidente, tem outra cultura. Mas isso não foi algo que faria com que eu não comprasse o livro caso fossa me casar. Vale muito a pena e eu arrisco dizer que é até uma leitura obrigatória para quem decidiu dar o primeiro grande passo rumo à construção de uma nova família. 

8 Comentários

  1. Oi,
    Tem uma amiga minha que ficou noiva e vai casar em 2017. Inclusive sou padrinho deles. Enquanto estava lendo a sua ótima resenha só kembrava deles.
    Abraços,
    André, do Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito útil, quando eu for casar (uma coisa que vai demorar um pouco), eu leio hahaha
    Adorei a resenha!!!
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que interessante isso!
    Quisera eu ter lido um desses qdo casei há 30 anos. rs
    Adorei sua resenha, vou anotar para indicar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Com certeza é um livro muito interessante e útil para quem deseja se casar.
    Mas não seria uma leitura que eu optaria hehe
    Porém achei bacana, e vou indicar para as amigas ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu vi os livros na livraria e os achei super interessantes. Com certeza eu compraria se precisasse ajudar alguém ou então se estivesse pensando em ficar noiva em um futuro próximo. e pela sua resenha, ele é muito interessante e ajuda mesmo.
    Claro que a gente meio que sabe que quem decide tudo é a noiva, então é bom saber que ele está mais completo...rs
    Acho que seria muito legal um desses escrito por brasileiros, já que os americanos tem algumas tradições e cultura no casamento um tanto diferentes da nossa, mas mesmo assim, acho que vale mesmo a dica.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, pelos seus comentários parece ser mesmo uma leitura indispensável para noivos, parece que os autores souberam organiza-los de forma a não ficar "chato" e colocaram ilustrações que além de ajudar dão um charme ao livro *-* Adorei a dica.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bem bacana a iniciativa, curti! Quem sabe não guardo a ideia, né? Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  8. Eu não acho que esse seja o livro pra mim, mas eu tenho muitas amigas pra quem eu indicaria essa leitura sem medo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa