Quem é viciado em livros sabe como a decoração da estante e os cuidados que temos com nossos bebês são super importantes. Vê-los espalhados por mesas, escrivaninhas ou totalmente desorganizados é de cortar o coração e fazer querer arrancar os cabelos.

E o pior de tudo é quando você cansa de organizar a estante de livros do mesmo jeito e quer fazer algo diferente, mas não sabe o que e qual é a melhor forma para o que você precisa. Para isso, vou te ajudar hoje com umas ideias e inspirações de formas que você pode organizar seus livros, além de falar sobre cuidados que é importante nessa hora ;)

Vale observar que há as opções de você organizar de vários modos diferentes e juntos. Por exemplo, organizando por editora com ordem alfabética; organizando por gênero e editora ou ordem alfabética ou cor; organizando lidos/não lidos com qualquer outro jeito e etc. Dá para brincar legal e fazer combinações que mais te agrade. 

Ordem Alfabética 


Organizar a estante de livros com eles por ordem alfabética acho que é o item dessa lista que mais faz sentido no quesito "organizar", isso porque ficará muito mais fácil quando você for achar um livro, ainda mais se você tiver memória ruim para se lembrar da editora, da capa em si (ou da cor da lombada do livro), tamanho e etc. Esteticamente, porém, a estante não ficará assim tão bonita! Há dois modos que você pode fazer:


Por nome do autor 

Muita gente prefere organizar a estante com base no nome do autor em ordem alfabética, se você é mais chegado nos autores do que nos títulos dos livros e lembra com facilidade quem escreveu o que é bem prático, já se você tem dificuldade para lembrar quem escrever determinado livro que está procurando, pode ser bem dificil. Ainda há duas formas de organizar por autor: pelo primeiro nome ou pelo sobrenome. Fica a seu critério.

Por nome do livro

Essa é a maneira mais prática de todas. Você pode organizar seus livros pela ordem alfabética do titulo, assim, quando for buscar determinada obra, ficará muito mais visível e fácil de encontrar, além de ser uma forma mais rápida.

Por editora 


Esse era o meu jeito de organizar. Isso porque eu acho que fica bem mais harmônico na estante, já que as editoras costumam ter um padrão quanto ao tamanho, o que faz com que fique, em minha opinião, mais bonito na estante. Porém, nem sempre as editoras usam o mesmo tamanho (altura) para todos os livros, mas ainda assim é bem mais prático para mim e funciona bem, pois não tenho tantos livros.

Uma foto publicada por Alexia Macedo (@alexia_mqi) em

Cores

Esse é o modo que eu acho mais bonito, a estante fica parecendo um arco-iris, principalmente quando as cores estão organizadas de modo harmônico (azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo...) e dos tons mais claros para os mais escuros ♥ O porém é que acaba ficando um tanto dificil encontrar algum livro, principalmente quando a lombada tem cor diferente da capa e, cá entre nós, é bem dificil lembrar como é a lombada do livro.

Gênero

Para quem tem muitos livros variados essa forma acaba sendo bem interessante, pois ficará mais fácil dividir os livros, pode acabar dando confusão caso tenha muitos livros que tem mais de um gênero como livros de romance com suspense e etc.


Séries/ Individuais 

Parecido com o acima, por série ou individual pode ser uma boa opção também. Isso por que é péssima quando os livros de séries acabam ficando soltos, um em cada lugar, dessa forma você terá todos os livros de uma série juntos que ao mesmo tempo terá os mesmos livros do mesmo gênero. Nos individuais você pode acabar organizando de outro modo ou mais avulso ;)

Lidos/Não lidos 

Antigamente eu não tinha muito livro não lido, demorava muito para comprar e quando estava com o livro em mãos devorava rapidinho, hoje, porém, estou com uma pilha enorme de um lado que eu li e outra que não li. Você pode dividir sua estante e organizar cada um de uma categoria em outro modo ainda. Ao separar os lidos dos não lidos caba ficando bem mais fácil também para visualizar qual pode ser suas próximas leituras ;)


Tamanho

Essa forma fica ainda mais harmônica na estante, no entanto pode ficar ainda mais dificil de encontrar um livro.Organizando por tamanho você pode optar pela altura, colocando sempre os mais altos primeiro e depois ir colocando gradativamente os menores, ou então por largura mesmo, ficando os livros mais grossos antes dos mais finos. Ambos os efeitos ficam legais.

20 Comentários

  1. Meu sonho deixar a estante arrumadinha, entre livros de ficção, acadêmicos, HQs e jogos, a bagunça impera! :-(

    ResponderExcluir
  2. Ain quanta ideia boa!!! tenho que mudar a minha, separar os que não li dos que já li
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Geralmente organizo por nome de autor e tamanho do livro... Tentei fazer por ordem alfabética, e por cores, mas não consigo me acostumar :(
    Adorei as dicas
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já organizei por autor, por editora, por lidos e não e no momento a organização está como Deus quiser rs
    Eu moro em casa pequena e não tenho uma estante que caiba todos. Então guardo meus livros em sapateiras que é horrível pois exige limpeza a cada 15 dias por causa da umidade.
    Sabe eu observei que os livros emcapados tem uma melhor preservação e também quando os guardava em caixas de papelão. Eu sei que vou ter que dar um jeito. Pois já perdi livros para o mofo.
    Adorei suas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. a minha estante é bem arrumada, no meu caso eu uso por séries/individuais e por autor, tipo, coloco tudo que o autor lançou junto e depois organizo por série ou individual, sempre contando da esquerda pra direita.
    nossa por cores é só bonito visualmente pq fica uma merda, tudo misturado haahushuuh n dá não.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei as dicas, muitas delas já conhecia, a primeira que utilizei foi Lidos/ Não lidos, agora coloquei por editora, o próximo será por gênero, sinto que por cores não vai ficar legal (Não tem muita variedade). Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, eu separo por lidos, não lidos e livros com pendencia de resenha hahaha!
    ps: aquela primeira imagem é maravilhosa, queria aquela estante rs.

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Menina eu amei essa sua postagem, a minha estante é arrumada por tamanho, não posso ver livros de maneira errada, uns grandes e uns pequenos no meio de outros menores, isso me irrita ahuaahauhuaaa
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, amei o post, os meus livros eu separo entre lidos e não lidos, mas queria conseguir organizar de outras formas para ter, por exemplo, uma noção de quantos livros de cada editora e de cada autor eu tenho.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adorei as dicas para organizarmos nossos bebês!
    Costumo organizar por ordem alfabética de autores dentro de um determinado gênero.
    Acho que fica bem bonita até porque os livros que tenho só variam em 2 tipos de tamanhos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, realmente, há diversas formas de organizar estante uma melhor que a outra. Sou deficiente visual, então não tenho estante, mas como tenho uma montanha de ebooks eu também tenho que organizá-los de alguma forma, e gosto do método de organizar por nome de autor, pelo primeiro nome mesmo. Certa época organizava por nome do livro, mas acho meio trabalhoso depois de juntar todos os livros de um autor.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o que mais faz sentido pra mim é organizar os livros por sobrenome de autor, mas confesso que morro de vontade de tentar um arco íris lindão também hahah

    ResponderExcluir
  13. Olá, Aléxia! Td bem? Que bom te "reencontrar" por aqui! :)
    Adorei o seu post, as dicas e todas essas fotos lindas!(a primeira ganhou o meu coração!) rs Eu também prefiro a forma de organização pelas cores e fiquei morrendo de vontade de ir arrumar a minha que, aliás, está precisando mesmo de uma boa repaginada! rs
    Parabéns pelo post!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie
    muito legal as fotos da estante, adorei o post, eu organizo por ordem de editora mas vejo muitas pessoas organizando por cor e por sobrenome de autor, quem sabe mais pra frente eu faça tambem

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu sempre arrumo de um jeito diferente a minha estante, quando estou de boa arrumo até por cores, mas gosto sempre de mudar as posições e priorizar os livros que ainda não li, assim sei quais são e vou direto na fonte. As dicas são muito legais, adorei. Bjkas

    ResponderExcluir
  16. Que sonho! O dia que eu tiver uma estante razoavelmente grande, tentarei organizar melhor!
    Adorei as dicas!!
    http://encontrosliterarioslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, boas dicas de organização, os meus prefiro organizar pelo tamanho. Fica melhor a visão. :)

    ResponderExcluir
  18. Oi!!!
    Adorei as dicas!
    Quando eu tiver um espaço maior, vou organizar meus livros por editora e por tamanho rs
    Mal vejo a hora de poder comprar estantes novas, já estou sem espaço :/

    Bjs1

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Gostei das diversas formas. Os meus livros são organizado em diversos modos. Primeiro em série, coloco na ordem e tal, aí eu separo por gênero (porque leio desde policial a livro hot), e por último separo a pilha de livros que ainda vou ler (geralmente fora da estante) e os que vou trocar (numa sacola ou algo assim). Mas confesso já perdi muita coisa na bagunça hahaha
    Gostei das dicas.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gosta de arrumar a minha estante por tamanho, aos meus olhos fica mais arrumadinho e bonito. Apesar de ter vontade de colocar por cor, mas acho que me daria um tik porque ficaria meio desorganizado nos tamanhos..Rs

    http://blogliturama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa