Vamos combinar que ser escritor em plataformas digitais não é nada fácil. Quando a gente cria a conta, acessa pela primeira vez, começa a escrever, o coração está cheio de expectativas. Até parece que logo de cara nosso livro vai ser lido por vinte pessoas, todas elas vão comentar e pedir por mais e mais, mas aí postamos um, dois e três capítulos e nada. Um voto aqui e outro ali se você tiver muita sorte e se for muito azarado vai vir logo um comentário chamando sua querida obra de "lixo". Não, não é nada fácil. 

Mas tem coisas que você pode fazer para seu livro ser um sucesso na plataforma, você conquistar leitoras mais rápido e conseguir um bom número de votos e comentários sem precisar sofrer por meses e mais meses esperando uma alma viva clicar na sua capinha e ler pelo menos a sinopse. Assim, além de ficar mais motivado (já que quase ninguém gosta de escrever para o nada), você consegue se fixar mais rápido e conquistar leitores. 

Fuja de clichês

Eu realmente acho que irei fazer um post só sobre isso, mas é importante afirmar aqui: ninguém aguenta mais os mesmos livros de sempre. "Me apaixonei pelo cara popular, musculoso", "eu não sou como as outras meninas", "me apaixonei pelo traficante/CEO" ou então "me apaixonei pelo meu vizinho/amigo do meu irmão". Sério gente. Você vai abrir o wattpad e ver que a maioria das histórias famosas são assim e fazem sucesso, mas qualidade é bem diferente de quantidade também, né?!

Corrija seu texto 

Muitas vezes é porque a pessoa realmente não sabe coisas básicas de português, outras porque ela simplesmente não releu o texto (o que acontece muito comigo, confesso) e digitou errado sem perceber, às vezes só ta no undo da lua e escreveu algo sem sentido (eu de novo!), mas em qualquer situação é importante a gente conferir o texto duas vezes, se você não é muito bom no português, pede ajuda a uma amiga que entende mais, ou estuda um pouco e vê onde você mais erra. O fato é que muitos erros espantam leitores, muita gente tem aflição de ler coisa errada e em um livro então... Melhor fazer uma revisão logo!!!

Pedindo para as pessoas lerem seu livro

No começo eu mandava muitas mensagens privadas para as pessoas lerem meus livros, poucas respondiam. O fato é que existe pessoa que não se incomoda, mas tem gente que odeia muito. Minha dica é você não jogar o link, mas analise o perfil da pessoa, veja se ela lê coisas do tipo que você escreve e então escreva um textinho (não muito grande porque as pessoas não são obrigadas a gastar mais de dois minutos lendo) falando que é escritor iniciante e escreve tal gênero que viu que ela gostou e pede para ela ler a sinopse e dar uma opinião sincera e etc. Se a pessoa também for escritora até vale pedir dicas de escritor para escritor. O que não vale é ser chatão e só mandar seu link como se a pessoa fosse obrigada a ler, vamos ter bom senso. 

Atualize

Esse é um ponto que eu escrevo, mas também tenho que me policiar. O pessoal do wattpad raramente gosta de acompanhar histórias que ainda estão em andamento porque tem muito autor que abandona a história. Então é importante firmar um compromisso. Tente atualizar e postar um capitulo pelo menos uma vez por semana, quando for atrasar, avise. Isso faz com que os leitores queiram acompanhar mais. 

Tenha uma boa imagem

Ter uma boa capa é mais do que importante, é essencial. No wattpad a capa é o primeiro contato do leitor com o livro, muita gente começa a ler só porque a capa a atraiu e muita gente deixa de clicar no livro porque a capa é feia. Além da capa, é importante fazer boas imagens de divulgação também, inspiradas na capa do livro, com quotes e sinopses. Bom, eu trabalho com isso e faço capas de R$:10,00 a R$:25,00 para vários gêneros e caso você queira conhecer meu trabalho é só clicar aqui e bater um papo comigo.

Bônus!

No Wattpad tem muitos livros de escritoras que são mais famosas com dicas de como escrever, de como divulgar, de como conquistar leitores e etc. Vale a leitura!! 

11 Comentários

  1. Gostei do post as dicas são ótimas obrigado bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Odorei a primeira dica. Ninguém aguenta mais CEOs. No entanto, há clichês que, dependendo de como são trabalhados, eu não tenho nada contra. Mas tem muito a ver com a escrita do autor/autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente são ótimas dicas. Vou compartilhar com alguns amigos que querem escrever um livro.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pontuações interessantes, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  5. oi ^^
    gostei das dicas, mas quanto aos clichês não vejo mt problema não. se souber trabalhar bem, fica até uma leitura gostosinha.
    mas, tbm n vamos abusar né?? kk

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas mas confesso que não curto ler no Wattpad, apesar de ter muitas amigas que curtem. Mas de qualquer forma suas dicas são uteis para muita coisa. Adorei sua matéria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei suas dicas, também escrevo em uma plataforma digital, mas sou do time das fanfics, ando meio parada ultimamente, contudo, todas as dicas que você elencou são extremamente necessárias!
    Abraços,
    www.entrelinhaseafins.com.br

    ResponderExcluir
  8. Excelentes dicas, mas eu discordo um pouco sobre os clichês. eu amo clichê, meu problema é em como eles são usados. Se for de forma porca, aí não importa se a história é cliche ou o melhor e mais inovador enredo, não vai prestar.
    Adorei suas capas <3

    ResponderExcluir
  9. Olá
    muito legal o post, são ótimas dicas para qualquer escritor principalmente iniciantes, eu quero muito escrever um livro mas acho que vai demorar um pouco

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho curiosidade no wattpad há algum tempo. Criei minha conta, mas nunca tive coragem de publicar nada, nem mesmo os livros publicados lá eu li ainda. Não sei, alguma coisa me impede de explorar a plataforma.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa