defraudação emocional
Ser um jovem cristão e buscar viver como manda os princípios bíblicos-cristãos é algo que se torna cada vez mais difícil. Muitas pessoas às vezes baixam a guarda quando fala-se isso e acredita que é besteira, mas não. Não é besteira. E total vigilância é extremamente necessária para não cair em armadilhas que, embora sutis, nos cercam e podem nos derrubar gravemente. 

Essas armadilhas podem vir de muitos jeitos e elas estão intrínsecas no modo de agir das pessoas que não conhecem ou não buscam viver de acordo com o verdadeiro evangelho, buscando a vontade de Deus acima de todas as coisas, são pessoas que muitas vezes nós convivemos diariamente e que acaba nos contaminando com seus modos, suas práticas e até mesmo personalidade. 

Quando fala-se em relacionamentos, as coisas complicam ainda mais, afinal, o coração do homem é enganoso (Jr 17.9). E uma dessas armadilhas que nos rodeia é a defraudação emocional. Por isso, esse é o post de hoje. 

O que é defraudação emocional?

A defraudação vem do verbo defraudar, que significa basicamente furtar, tirar proveito de alguém ou algo. A defraudação emocional é quando tirarmos proveito dos sentimentos e expectativas de alguém. 

Essa forma de tirar proveito se dá através do fato de que você cria expectativas seja em si mesmo, em outro alguém dentro da relação, entre si ou até mesmo com a relação alheia (será tudo explicado) e sabe que esses sentimentos e expectativas não vão ser supridos, não há compromisso com nada disso. 

Você tira proveito de algo que no momento é aparentemente bom, mas que traz consequências desastrosas. Essas expectativas e sentimentos, que normalmente estão atrelados à uma chance de um relacionamento, um compromisso verdadeiro no futuro, acabam se tornando em frustrações. 

Como acontece?

A defraudação emocional não se apresenta de uma maneira só, na realidade. Ela pode vir através de 4 maneiras. É importante entender que isso acontece quando há uma relação já, seja ela algo simples, como troca de olhares intencionados e/ou conversas que revelam algo a mais, ou até mais intensa, como o famoso "ficar", "amigos coloridos" ou até mesmo um namoro.

defraudação emocional


De onde parte a defraudação

  1. De uma das partes;
  2. Das duas partes; 
  3. De alguém que está fora da relação; 
  4. De você com você mesmo. 

Entenda

 1. De uma das partes: 


Vamos supor algo. Você, uma moça que usa roupas curtas, decotadas e justas. Você quer valorizar o que a natureza te deu, afinal o que é bonito é para ser mostrado, né? Naninanão, não é assim que as coisas funcionam. Quando a defraudação emocional parte de uma das partes da relação, é nominada de sedução.

Mas não pense que somente as mulheres cometem essa defraudação. Os homens também costumam agir assim muitas vezes. É natural e até comprovado que enquanto os homens se atraem pelo olhar, as mulheres se atraem pelo que ouve. Muitos homens então passam a usar da boa e velha lábia, criam expectativas, fazem promessas, e por vezes dizem coisas que nem sequer sentem para conseguir a companhia de uma moça, que acaba abrindo seu coração e se enchendo de sentimentos que não serão supridos e nem correspondidos, pelo menos não na mesma intensidade e nível de comprometimento.

É importante entendermos antes de tudo que a sensualidade e sedução fazem parte da natureza humana, é um desejo e uma necessidade que, como tudo na vida, tem o seu momento e tempo certo determinado por Deus (Ec 3.1), que é dentro do casamento com a pessoa que você escolheu viver por toda a vida. Fora disso, você está defraudando.

Você cria no outro uma expectativa que não será suprida de maneira verdadeira, por mais que essa sedução leve a algo a mais, ainda assim não será suprida as expectativas criadas porque não há um verdadeiro compromisso. Quando a sedução é utilizada apenas para fazer com que você se sinta desejada(o) e mais bonita(o) é igualmente horrível, tendo em vista que você brinca com os sentimentos e expectativas de uma outra pessoa a fim de promover o seu ego e sua "autoestima", você mexe com o emocional de alguém para se sentir bem. É uma atitude fraudulenta, pecaminosa e egoísta.

namoro cristão

2. Das duas partes 

Esse tipo de defraudação é quando ambas as partes estão naquele momento de "azaração", uma sedução mútua. Muitas das vezes engatam em um relacionamento até, mas no fundo sabem que não há um compromisso e menos ainda a perspectiva de futuro, um casamento e a construção familiar. Outras vezes sequer chegam a engatar em um relacionamento mesmo, mas optam por uma "amizade colorida" ou algo "casual".

Isso costuma acontecer muito dentro de igrejas, embora não pareça. São jovens que muitas vezes tem o desejo de engatar logo em um namoro, em encontrar alguém, ter companhia, carinho, beijos, mas não pensam e, menos ainda, planejam um futuro. Não há uma dedicação, um compromisso e sacrifícios, é uma forma de passar tempo enquanto se brinca com sentimentos e expectativas que são guardadas e escondidas, trazendo consequências sérias em curto e longo prazo.

A maior motivação é a carência ou até mesmo a pressão que os rodeia. Mas o que gera de fato essa defraudação é o fato de ambos estarem afastados de Deus e não buscarem por saber sua vontade, se abstendo de sentimentos que não sabem se são verdadeiros ou projetados por conta da falta ou do desejo que se sente de ter alguém.

Vale destacar que ainda dentro de um relacionamento e por vezes um relacionamento cristão a defraudação emocional pode vir quando se desperta desejos que não podem ser supridos pelo casal naquele momento e eles sabem disso, mas se deixam levar.

3. De alguém que está de fora da relação 


Quem já não ouviu algo como "meu amigo é perfeito para você, vocês fariam um casal tão lindo!" ou para os meninos um "você tem que conhecer ela, vocês super combinam!". Todo mundo tem algum parente ou amigo que é cupido, que embora não tenha sido pedido sua ajuda ou conselho e muito menos um empurrão, ele/ela simplesmente se mete e começa a colocar ideias em sua cabeça. 

Muitas vezes a pessoa que está solteira pode estar passando até mesmo por um momento dificil de desânimo e desacreditado que sequer irá encontrar sua metade da laranja, ao ouvir algo como "conheço alguém que você vai amar" o coração começa a bater mais forte e deixa-se levar pelas emoções que estão turbulentas. E se você é um amigo próximo pior ainda, pois seu argumento tem autoridade. 

E por falar em argumento de autoridade, muitas vezes as pessoas se deixam ser influenciadas dentro da própria igreja, que deveria prover de bons conselhos e ensinamentos para que o cristão amadureça e não caia nesse tipo de armadilha. As ditas profecias que revelam A pessoa que Deus preparou para ti podem acabar iludindo alguém que está pressionando ou sofrendo a buscar a primeira pessoa que lhe aparece ou lhe é "jogada". 

O perigo disso é imenso. Muitas pessoas vão atrás de conselhos e respostas imediatas ou tomam para si aquele empurrão que, sem saber, está levando para um abismo de frustrações e até possivelmente um futuro divórcio e lar destruído. Tudo isso por acreditar em outra pessoa que aquela pessoa é a que combina com você, que é perfeita, que vocês se parecem e devem ficar juntos por causa disso. 

O sentimento que envolve uma relação baseada na influência de outra é todo arquitetado, não tem a leveza, simplicidade e pureza, mas está engessado e preparado antes mesmo de ter sido iniciado. Há expectativas que não vão ser supridas e, no fundo, isso é notório.

conselhos para garotas cristãs

4. De você com você mesmo 

Esse é muito comum, tão comum que às vezes as pessoas sequer percebem o problema que há. A defraudação emocional que parte de você para com você mesmo é perigosa pois é uma grande ilusão. Você cria expectativas consigo mesmo em relação a outro alguém, passa a ver coisas que não existe, arquiteta sentimentos que não estão sendo correspondidos e muito menos expressados pela outra pessoa na relação e no final acaba se frustrando, afinal foi tudo uma ilusão. 

Isso pode acontecer dentro de uma relação existente, quando você começa a ver caracteristicas que não existem na pessoa que está se relacionando como perfeitas e adequadas para seu futuro conjugue, você aumenta as coisas. Isso se dá muitas vezes quando se percebem os defeitos e você tem medo de perder tudo, então prefere se iludir com a ideia de que está tudo bem. 

Isso também pode existir quando você está em momento de desespero e à procura de alguém, você imagina uma pessoa e começa a imaginar tudo com ela, todo um futuro, todas expectativas que obviamente não serão supridas (defraudação de si mesmo), e cria-se um amor platônico. Às vezes sequer essa pessoa realmente existe em sua vida, fazendo com que você crie o seu "tipo ideal" e espera por isso, o que faz com que se decepcione constantemente e chegando a afirmar que "ninguém presta". 

Consequências

Poucas coisas são piores para a saúde emocional e psicológica de uma pessoa do que expectativas frustradas. A defraudação emocional se torna isso, um monte de expectativas que são acumuladas e então quando não são supridas se tornam em frustração. A frustração nos afasta de Deus, nos afasta da felicidade, de bons sonhos, de uma busca por santidade; ela coloca magoas e dores, feridas que são difíceis e para algumas pessoas se tornam impossíveis de cicatrizar. 

Muitas pessoas tornam essas expectativas em sonhos, constroem suas vidas em volta disso e no fim tudo acaba sendo desmoronado. O pior de tudo é que muitas vezes a defraudação parte de uma simples "brincadeira", a pessoa brinca com o sentimento do outro, fazendo provocações (tópico 1), fazendo promessas que não serão sustentadas ou despertando desejos que não serão supridos (tópico 2), incentivando o outro a imaginar coisas que não são verdadeiras (tópico 3) e imaginando coisas que não tem o menor fundamento (tópico 4). 

As consequências da defraudação emocional podem ser muitas, como uma baixa autoestima, ira, desacreditar no amor, desânimo, medo de se relacionar futuramente e se magoar de novo entre outras coisas. 

Base bíblica para a defraudação emocional


Não poderia sair falando tudo isso e ditando regras esperando que vocês, jovens cristãos que desejam por amadurecimento espiritual e uma caminhada em santidade, tomem como verdade só porque eu disse. Para isso eu trago-lhes versículos que explicam isso, reflita na Palavra e faça a conexão dos versículos com tudo o que foi dito até então. Espero de todo meu coração que esse post possa ajudar a ver coisas que estavam ocultas, que Deus possa trabalhar em seu coração, fazendo com que mude sua atitude ou se arrependa de atitudes já tomadas. Não esqueça de mandar o post para alguém também! 

Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira. (Cânticos 2:7)
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.” (1 Tessalonicenses 4:3-8)


Vou ressaltar que o foco principal do texto é para quem é um jovem cristão e deseja seguir os padrões definidos por Deus para uma vida em santidade. Eu acredito muito em tudo isso e pode ser que você acha besteira e não creia, acontece. Esse é um espaço em que tento passar adiante um pouco de conhecimento que adquiro e é isso que estou buscando ao postar esse texto sobre defraudação emocional. Acredito que esse seja um grave problema que afeta nossa espiritualidade, sendo um pecado, mas que afeta todas as outras áreas de nossa vida. Caso queira conversar comigo mande um email para macedoalexiaoliveira@gmail.com . Fique na Paz! 

2 Comentários

  1. Um grande alerta, propício e necessário. Deus quer a nossa santificação.
    Bjo!
    http://www.cristadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deus quer que sejamos santos como Ele é 🙏💕 isso é difícil, mas só com a santificação veremos ao Senhor ❤
    Texto edificante, amei! Beijinhos

    www.daynegromonte.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa