Apesar de não ser muito bem cuidado e um tanto largado até, o Campo de Santana é muito interessante e bonito. Não é uma Quinta da Boa Vista onde você pode ir e passar a tarde fazer um piquenique, mas arrisco em dizer que se você vai passar pela Central do Brasil, tire pelo menos meia hora para entrar ali e se maravilhar com a natureza e tantas coisas lindas. 

Com uma localização fácil, o Campo de Santana fica bem pertinho da Central do Brasil, o que torna bem fácil de encontrar. O Campo é a maior área verde do Centro do Rio (se preparem para ver essa cor predominando nas fotos) e ao redor tem vários pontos que podem ser visitados também, além de muitas ruas comerciais. 



Eu acho que o Campo de Santana é ideal para quem curte muito natureza, tendo em vista que lá tem muuuuitas arvores e gramados, tem diversos branquinhos (embora a maioria esteja sujo e completamente impossível de ser usado). E é um lugar bastante agradável, embora também tenha muitos pontos negativos que irei abordar mais a frente. O campo ainda conta com um grande número de animais que vivem ali, como patos, gansos, gatos, pavões e cotias.

O Campo de Santana, visto hoje, é resultado de um projeto de intervenção paisagística  de 1880 de Auguste Glaizou. O Campo contém diversos tipos de atrativos, como grutas artificiais, pontes, fontes, animais, lagos, esculturas e monumentos. 

Mas não só de natureza vive o Campo de Santana, rs. O local tem muitos monumentos, como os 4 monumentos "As Quatro Estações" (inaugurada em 1906) um monumento em cada canto do Campo representando cada estação. Além disso, tem outros, como a Luta Desigual, Pontes de Rocailles, que são duas pontes que imitam a troncos de arvores, criadas pelo artista Auguste François Marie Glaziou, monumento de Benjamim Constant, a escultura Sereia e muitas outras.

Luta Desigual, o monumento que trata de uma luta de um homem com um felino se encontra sobre uma pedra de rocaille. 

Como toda boa brasileira, no entanto, eu não posso também só contar vantagens, né? Quem conhece o local já deve imaginar do que falarei. O Campo de Santana, apesar de tanta história de beleza, é um lugar onde você deve andar tomando muito cuidado. O local anda um pouco abandonado, cheio de mendigos e até mesmo usuários de drogas.


Há guardas municipais, com carros, e até mesmo policiais, em todas as duas vezes que passei por lá nesses últimos meses vi ambos. Porém, todo cuidado é pouco. Vale ressaltar que, conversando com uma professora, ela me falou que o Campo de Santana está muito melhor do que anos atrás.

É um excelente local para fazer um passeio rápido, de meia a uma hora, tirar boas fotos e curtir o clima agradável da natureza :)

Gente, esse é o meu primeiro post sobre passeios e lugares para conhecer e espero que vocês tenham gostado ☺ As imagens não são muito boas por conta da câmera do celular, mas achei melhor do que pegar imagens no google mesmo, rs. Já visitaram o Campo de Santana? Ou sentiram vontade de conhecer agora? Comentem aqui. Beijos!

15 Comentários

  1. Eu ia amar conhecer esse lugar, adoro verde, natureza, é a minha cara.
    Bjo!
    http://www.cristadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adivinhe quem vai visitar esse lugar maravilhoso no próximo sábado? \o
    Amei amei amei, muito lindo, o tipo de lugar que gosto de visitar!
    Seu blog é uma gracinha, muito sucesso. Abraços,
    pile of roses

    ResponderExcluir
  3. Amo esse tipo de post, mas confesso que tenho medo de tirar o celular ou câmera do bolsa por lá kkk
    O Rio de Janeiro no centro é cheio de lugares maravilhosos mesmo ❤
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo lugar amei
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já fui ao Rio de Janeiro, mas nunca tinha ouvido falar deste local. Gostei muito das suas fotos, parece ser realmente uma cidade linda. Vou anotar a dica para a minha próxima viagem.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. a violência e perigo estão em todo lugar hoje em dia... infelizmente...
    mas apesar disso, eu gostaria muito de conhecer o local, adorei as photos que vc tirou, ainda mais desses monumentos...
    amo o verde, a natureza... seria um ótimo lugar para abstrair os pensamentos ruins...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Moro do ladinho do Rio, volta e meia passo na frente mas nunca fui lá... Principalmente por esses pontos negativos que você mencionou, mas se está melhor vou até pensar em dar uma chance... :)

    ResponderExcluir
  8. Ia muito lá quando tinha que esperar a hora de alguns cursos que fiz e até entrevista, o lugar é bom para isso dá mini passeio no horário de almoço, marcar um dez.. em fim tem a sua utilidade.

    Eu também tenho posts sobre passeios no Rio de Janeiro, querendo passe lá no blog.
    http://elapensatambem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie
    nossa, que delicia para ser esse lugar, eu amo passear em lugares assim e essas fotos me deixaram com muita vontade de conhecer, adoreeeei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Que lugar mais lindo! Eu adoro viajar, ainda mais para lugares tão lindos assim! As fotos ficaram magníficas e me fizeram ter vontade de arrumar as malas já!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    pow eu adoro viajar, apesar de viajar pouco e nossa. adorei as paisagens :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. O lugar é bonito, porém a prefeitura para que não muito valor sabe? Sem falar que lá tem riscos de assalto... Sorte a sua ter avistado guardas por lá, eu quando fui não tinha nenhum :(
    Amei as fotos!

    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Adorei o post, continue dando dicas de passeio. Ajuda bastante na hora de turistar, hahahaa, mas infelizmente não vou conhecer o Rio tão cedo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online