Trago mais um post para vocês sobre namoro cristão. O outro post (que você pode ler aqui) fez tanto sucesso e me trouxe tanta alegria porque muitas pessoas foram edificadas que acabei resolvendo abrir esse espaço para mais postagens do gênero. 

Muitas vezes paro para refletir sobre relacionamento e as crises que a instituição familiar vem tendo. O número de divórcios que aumentam a cada ano e fugacidade que tomou conta dos casamentos é alarmante. Mas quando isso começou? Onde está a raiz? Tudo isso começa ainda no namoro, muitas vezes ainda quando a pessoa é solteira! Muitos problemas no casamento se dão pelos motivos que levaram a pessoa a casar. Hoje irei falar sobre uma dessas motivações erradas: casar para sair da casa dos pais

Podem ser muitas as motivações para querer sair da casa dos pais... Às vezes dentro da sua casa a situação não é boa e só há brigas e confusão, às vezes você quer mais liberdade, às vezes você não aguenta mais seus pais brigando entre si. Em qualquer circunstância isso não deve ser seu maior motivo para casar! Por que?

Casar porque meus pais me maltratam 

Maltratar pode ser com atos ou palavras. O mais comum são os danos causados por discussões, brigas, palavras duras que afetam a autoestima e o psicológico. Não é uma situação fácil de modo algum. Afinal, além de acontecer isso tudo você tem que honrar a seus pais. Mas essa não deve ser a sua motivação para casar! Sair de casa, talvez. Casar e assumir um compromisso, construir os primeiros pilares da sua nova família, não. 

Quando estamos passando por momentos difíceis não pensamos nem sentimos com muita clareza. Nossas decisões acabam sendo baseadas nas emoções daquele momento e até mesmo nossos sentimentos são moldados de acordo com o que vivemos. Por isso é arriscado e perigoso você se casar por esse motivo. 

Depois que você sair de casa você não terá mais toda essa pressão sobre suas costas e aí? Será que realmente aquela pessoa é tudo que você queria para o futuro? Será que as condições de vocês são boas (não só financeiramente falando) para sustentar uma casa, uma nova família? A ideia de casar naquele momento parecia ser incrível porque você estava comparando com seu presente que não era tão bom assim. Mas agora que não há mais o que havia na casa dos seus pais talvez você veja que tudo aquilo era uma grande ilusão criada por você mesmo para aliviar toda a dor que sofria. 

Outra questão que deve ser pensada é se, depois de passar por tanto sofrimento, você estará pronto para inciar uma nova família e assumir um compromisso eterno com alguém. Casamento requer renúncias, sacrifícios, dedicação, compromisso e muitas outras coisas que devemos estar psicológica, emocional e espiritualmente preparados. 

Casar por que quero sair de casa e ser independente/livre

Acho incrível como esse pensamento está na cabeça de muitos jovens! É preciso pensar muito além, porque casar não é só sair de casa! Casar é assumir um compromisso para sempre com outra pessoa. E se você busca por liberdade, sair a hora sem dar satisfação, chegar a hora que quiser, colocar toalha molhada na cama e lavar louça quando bem entender, o casamento não é o lugar certo para você. 

Além disso, casamento é pensar por dois, não apenas olhar em seu umbigo e ver o que é melhor para você, para seus sonhos e planos, mas ver o que é melhor para o relacionamento, para a pessoa amada e muitas vezes ter que abrir mão para fazer o outro feliz. Casar não é buscar sua própria felicidade, não se pode deixar que o desejo de que o outro te faça feliz seja a maior motivação, mas sim o desejo de fazer ele/ela feliz. Pois, quando amamos a felicidade da outra pessoa se torna uma fonte de alegria para nós. 

Casar porque meus pais discutem muito 

Muitas pessoas são traumatizadas pelo que vivem em casa. Às vezes os pais não brigam com você, mas discutem muito entre si e isso te afeta, criando assim o desejo de sair logo de casa, começar sua família de maneira diferente. Mas não é bem por aí. Todo casamento tem problemas. 

São duas pessoas, cheias de imperfeições e defeitos que, por mesmo que tenha praticamente todos os gostos em comum, não são iguais e nem serão. É claro que um casamento blindado, firme no Senhor, está sempre em processo de evolução e melhorias, onde ambos buscam melhorar e fortificar essa união, evitando brigas e desgastes. No entanto, isso não significa que não haverão desentendimentos e conflitos, brigas e momentos de tensão. Casar para fugir disso não é a atitude mais inteligente. 

   as exceções  

Talvez você esteja pensando "ok, faz sentido, mas conheço um casal que se casou motivado por querer sair da casa dos pais e hoje tem uma família maravilhosa e bem estruturada". Sim, pode acontecer. Afinal, o  que é impossível para Deus? Mas vamos combinar que é uma grande exceção. O mal de muitas pessoas hoje é querer basear-se nessas situações raras. Vamos fazer uma analogia: você vai comprar um bilhete para ganhar um premio. Há duas opções de sorteio, pelo mesmo preço que dão o mesmo premio: uma a chance de você ganhar é de 95% e outra de 5%. Qual você vai escolher? Pois é.

O casamento é fundado por Deus, é um sonho que surge primeiro no coração de nosso Criador. Não devemos nos precipitar e nos basear nos instantes, nos desejos de hoje, nas emoções do agora. Não quando sabemos que Deus tem sempre o melhor para nós não só para o dia de hoje, nem para 10 ou 100 anos, mas sim por toda a eternidade! Confie e espere em Deus e deixe ele trabalhar em seu coração, agir em sua vida para que você possa ver como Suas promessas, Seus sonhos e tudo que Ele faz é maravilhoso! Fique na paz. 

4 Comentários

  1. Verdade Aléxia, muitas vezes tomamos decisões impensadas...no calor do momento, da emoções.

    Beijos!!

    Que bom que voltou!!!

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso! Infelizmente a maioria das pessoas saem de casa por esses motivos, e é claro que não dá certo um casamento assim. O casamento só dá certo porque saimos de casa pelos motivos certo e porque tem muito amor envolvido! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. O casamento é e deve ser o compromisso entre duas pessoas que amam a Deus e que se amam e as motivações certas fazem toda a diferença. Casar pra sair de casa é uma das piores e com você disse pode até dar certo porque nada é impossível para Deus, mas até dar certo vão sofrer um bocado rsrs
    http://danieleleite.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns são poucas as pessoas que param e pensam se isso realmente é bom, se é realmente o momento certo, ai depois reclama que não era isso que queriam blá blá... Só Deus para dar sabedoria ótimo blog !! Encontrei o Post em um Grupo do G+ não tenho blog apenas canal no youtube abs. https://www.youtube.com/channel/UCWos4lcMylZzQbiXR_gJWxQ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online