como-manter-focado-estudos-passos-estudar
Chega essa época do ano e se torna cada vez mais difícil encontrar formas de como se manter focado nos estudos e com aquele mesmo gás do começo do ano, começamos a relaxar com a matérias e o cansaço sempre fala mais alto, tudo que você precisa é de férias, descanso, acabar logo com tudo isso. Mas calma, falta pouco! E, acredite em mim, a recompensa vale muito a pena.

Para poder te ajudar eu resolvi fazer uma lista de 6 coisas que ajudam a manter o foco para te ajudar no ano de vestibular, são pequenas mudanças que você pode fazer e que podem trazer resultados surpreendentes!

Como se manter focado nos estudos em 6 passos simples
como-manter-focado-estudos-metas-vestibular

1. Que horas são?

Eu não sei vocês, mas fazer as coisas todos os dias e na mesma hora sempre me cansa. Imagine estudar sempre com os mesmos horários definidos? Se você trabalha e tem uma vida super lotada de coisas, não deixando escapatória, talvez seja melhor mudar esse ponto, no entanto, se você tem mais flexibilidade para montar um horário, talvez a melhor opção seja refazer sua grade. 

Talvez você apenas estava cansado dessa mesma rotina. Que tal inverter as horas, acordar um pouco mais cedo ou então ir dormir um pouco mais tarde? Sempre há pequenas mudanças que podem ser feitas e podem te inspirar. Repense sua agenda ;) 

2. O que eu vou fazer agora mesmo?


Uma das piores coisas para quem quer estudar é não se planejar, simplesmente deixar que os livros te levem para alguma matéria e então estudar o que dê na telha. Um planejamento é sempre importante para evitar distrações, tendemos a nos distrair muitas vezes antes até mesmo de completar meia hora de estudo!!! Olha que absurdo. Por isso é importante que você comece a elaborar seu planejamento diário e semanal. 

3. Tá, mas por onde começo?


Pode parecer irônico para alguns, mas é sempre pelo pior. Sabe no almoço, em que temos que comer as verduras primeiro, junto com a carne, o feijão e só depois vem a sobremesa? Pois é! Você é ruim em exatas? Comece por aí. 

como-manter-focado-estudos-dicas-vestibular


O porquê? Simples. Quando começamos a estudar estamos com a mente mais "fresca", descansada, então é muito mais fácil absorver as coisas logo de cara, mas se você deixa para estudar aquilo que já tem dificuldade depois, sua mente já não está mais no mesmo ritmo e tarefa vais e arrastar, você vai só cumprir horários (e isso se conseguir cumprir), mas qualidade de aprendizado vai estar em falta. 

4. Vise a recompensa 


Voltando ao exemplo da sobremesa, ela é sempre usada como uma forma de nos fazer comer aquilo que não gostamos né? Assim deve ser a recompensa real dos seus estudos. Como se manter focado nos estudos é uma coisa bem dificil, estar sempre inspirado e com desejo de aprender é bem dificil e por isso esse é um dos métodos que mais  são válidos já que você visa o que receberá por sua dedicação, então sempre tenha isso em mente, as coisas incríveis que você vai conquistar se começar a se sacrificar um pouquinho... É um exercício mental poderoso. 

5. Exercite a mente e o corpo


Cuidar de si mesmo é muito importante, comece a pesquisar sobre alimentos, sucos e vitaminas que ajudam a manter mais o foco, beba água e faça todas essas coisas clichês que sempre indicam, como a prática de exercícios físicos. Pois a verdade é que existe um motivo para serem considerados clichês: é porque é verdade e funciona. Um corpo em harmonia com a mente é fundamental para que se possa ir adiante nos estudos. 

6. Para que lado a balança tá pendendo? 


Todo fim de semana faça uma balança de como foi a semana de estudos, veja onde você foi bem e valorize isso, mas preste atenção em onde você deixou a desejar e, principalmente, trace planos de como melhorar. Essa é uma das melhores formas de como se manter focado nos estudos pois você verá constantemente como está indo seu aprendizado. É importante ter em mente que nunca vamos ser perfeitos, mas que justamente por isso podemos sempre melhorar. 

Espero que esse post não tenha ficado clichê demais e você tenha aprendido algo interessante sobre como se manter focado nos estudos, são coisas que deram certo comigo, mas que também pesquisei e vi que deram certo com outras pessoas e profissionais do ramo indicam. Fiquem de olho no blog pois estarei trazendo mais posts assim, se quiser deixar alguma ideia de postagem que você gostaria de ver será super bem vindo, beijos!


36 Comentários

  1. Olá Alexia! Suas dicas são super validas, e sobre o "comece pelo o pior" me identifiquei demais, pois sempre que vou estudar começo mesmo pelas matérias mais complicadas e isso está me ajudando. Já estou te acompanhando viu? Miiil beijos! ♥

    www.doceencontro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tinha a mania de fazer ao contrário, mas realmente estudar primeiro pelo pior é a melhor opção! Você já está no caminho certo heheh. Muito sucesso com os estudos :D Beijoos! Ah e fico feliz por demais que tenha gostado ♥

      Excluir
  2. Nossa que legal essa sua ideia de post, confesso que quando estava no último ano não dei muita bola para vestibular, mas ainda assim passei, rsrs.
    São dicas super válidas, parabéns pela ideia.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte, hein! Hahha. Estudar para o vestibular é bem tenso. Fico feliz que tenha gostado do post, muito obrigada! Beijinhos.

      Excluir
  3. Oiii, como vai?
    Que dicas maravilhosas essas que tu trouxeste, realmente estou precisando de dicas assim, sempre fico me envolvendo com outras coisas e acabo esquecendo as coisas da aula. Dicas anotadas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, entendo bem! Fico feliz que tenha gostado :D Beijoos!

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei suas dicas.
    Eu decididamente, não sei estudar rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente aprende, Marcia! Só ter um pouquinho de paciência que pegamos o jeito hehe. Obrigada! beijos

      Excluir
  5. Olá, esse post veio em boa hora, pois tenho que enfrentar mais um semestre na faculdade e toda ajuda é bem vinda, já percebi que o planejamento é essencial e vou tentar me organizar melhor esse semestre. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mari! Sim, saber fazer um bom planejamento é crucial :D Fico feliz em poder ajudar. Beijos!

      Excluir
  6. Olá !
    Paz de Cristo. Gostaria de informar q amei seu blog.
    Já estou seguindo. Convido a conhecer também o nosso. Se desejar nos visitar ficaremos Felizes, e mais ainda se seguir-nos

    Josiel Dias
    http://josiel-dias.blogspot.com.br
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas dicas! Eu gostei do modo como as ofereceu, porque suas justificativas são convincentes. Eu acho que começar pelo pior é uma orientação boa, sempre procedi dessa maneira e consegui me sentir mais confiante para estudar tópicos mais fáceis.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Francine, muito obrigada! Seus elogios me alegraram ☺ E sim, essa é uma tática, eu sempre começava pelo mais fácil e via que tinha algo errado rss. Beijos!

      Excluir
  8. Olá,
    Achei bem interessante as dicas e pretendo começar a praticar algumas delas pois tenho alguns concursos em mente para prestar.
    Essas dicas se enquadram para qualquer coisa que vamos estudar, seja para o Enem, vestibulares, até mesmo na escola.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Dá para usar em todo tipo de estudo que fomos fazer. Eu uso para a faculdade hehe. Que bom que gostou e vai te ajudar. Um beijo!

      Excluir
  9. what a great post :)
    have a nice weekend :)

    http://itsmetijana.blogspot.rs/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom? Adorei teu post e as dicas foram ótimas. Estou no segundo período na faculdade e tenho muita dificuldade em fazer planejamentos de estudo e me manter focada... acho que um dos maiores vilões de quem estuda é a internet, e sinto que isso realmente me afeta. Seu post me ajudou e acredito que irá ajudar muitas pessoas nessa situação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ver que o post te ajudou! E concordo contigo, a internet é a maior das vilãs na hora de se estudar, tem que ter cuidado e atenção redobrada. Beijos!

      Excluir
  11. Tô estudando esse ano para o vestibular, então cada dica é valiosa, hahah
    Adorei. A pior coisa pra mim é a rotina, com certeza ^^
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rotina sempre pega, né? rs. Fico feliz que tenha tirado proveito das dicas. E boa sorte esse ano! Beijos!

      Excluir
  12. Têm sido uma lutar focar em minha monografia. Tenho tirado um bom tempo para o blog. Acho que isso tem aliviado o peso que ela vem causando nesses últimos dois anos. Uma longa pesquisa...
    Adorei suas dicas e preciso focar nos itens 2 e 6.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino o trabalhão que deve dar uma monografia! Mas você vai se sair bem! ☺ Acreditar em si mesmo é ainda mais importante! Fico feliz em poder ajudar. Um beijão.

      Excluir
  13. Suas dicas são bem legais. Principalmente pra quem estuda pra vestibular né? Eu era péssima em exatas e odiava estudar pra aquilo. Parece que eu perdia meu tempo e não aprendia nadica :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah super entendo Ana! Também sentia a mesma coisa. Que bom que curtiu! Beijos.

      Excluir
  14. Eu nunca consegui me organizar pra estudar no vestibular, agora na faculdade que estou melhorando com isso. Ótimas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Adorei as dicas, estudei o primeiro semestre do ano sozinha, mas agora estou fazendo cursinho alternativo na Unesp e está sendo ótimo. Além disso, continuo estudando em casa com as apostilas que eles deram!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas! Acabei de começar a faculdade e, com certeza, essas dicas são super valiosas! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  17. Olá
    suas dicas são muito bem vindas pois eu sou extremamente péssima para manter a concentração, é um problema gigantesco para mim pois tenho muita coisa para estudar, adorei o post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Dicas perfeitas Alexia, quando eu estudava sempre mantinha um ritmo que conseguisse conciliar com o trabalho. Agora falo isso para meu filho que em breve entrará na faculdade. Bjkas

    ResponderExcluir
  19. Senhor, fiquei cansada só de ler seu post,hahahaha, brincadeira, sou preguiçosa pra estudar, mas amei as dicas.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    A gente deveria sempre estudar ne? Mas sei que nem sempre é facil.
    Boas dicas e nao vi nada de clichê, acho q sempre é bom lembrar.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  21. Que postagem bacana, é difícil manter sempre o mesmo pique para os estudos, tem hora que simplesmente o cansaço bate e ficas difícil.

    ResponderExcluir
  22. Adoro estudar ouvindo músicas que me fazem relaxar, isso me deixa mais concentrado e focado no que tenho que aprender. Todas as dicas são bem importantes.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oii!

    Ameei as dicas. Eu sou do tipo que não dá certo em estudar com horários pré definidos, como minha irmã, e também perco a atenção fácil se não gosto da matéria!

    Vou anotar suas dicas e colocar em prática agora no começo das aulas da faculdade,

    Beijos!
    Oii Maria, tudo bem?

    Já tinha visto a tag e a adoro! Pena que tenho muita dificuldade em selecionar livros para tags hahah

    Gostei dos livros que escolhei e não conhecia alguns, então vou dar uma olhada.

    P.S também fico chocada com o que fazem na ginástica! kkk

    Beijos!
    https://leelerblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online