ano de vestibular
Hey, gente!

Trago para vocês hoje mais uma postagem sobre o projeto Ano de Vestibular, onde eu vou ajudar vocês, vestibulandos tão sofridos, com algumas dicas de coisas que eu fiz. Bom, como falei no primeiro post dessa ~série~ eu fiz cursinho para estudar pro meu ano de vestibular, porém estudei em casa por alguns dias também (recesso de carnaval, feriados prolongados e dias que não estava com saco mesmo). 

No ano de 2014, que era meu ano para treinar, eu deveria ter estudado em casa, mas não conseguia. Hoje sei o porquê e posso ajudar um pouco vocês que também tem muita dificuldade, mas não tem outra opção. 

ano de vestibular dicas para estudar em casa

Defina seu horário

Uma vantagem que eu vejo em estudar em casa é o fato de você poder montar sua grade de horários. Você tem que fazer uma tabela com um cronograma, onde coloca os dias e define o número de horas que pode estudar por dia e as matérias. O indicado é estudar, no ano de vestibular, pelo menos, 3 horas. O recomendável é 5 horas por dia.

Não se desanime por que não vai estudar tendo aulas com professores (mesmo sendo possível isso com tantas vídeos aulas boas na internet!) pois nem sempre o número de horas em uma sala indica realmente que a pessoa está aprendendo. O seu esforço é que trará o diferencial e a sua aprovação!

Tenha metas

Sabe quando a gente era criança e fazia aquele desafio de correr e chegar até o poste antes do carro/moto que está passando? No vestibular as coisas não são diferentes! Eu, particularmente, gosto de me sentir desafiada, de ir além do que eu acredito que consigo, além de trazer uma ótima sensação de vitória também me ajuda a ficar mais determinada. 

Por isso, elabore metas de estudos. Se hoje você estudou somente três horas, tente estudar mais amanhã! Se consegui fazer só 15 exercícios, dobre a meta! E assim vai... 

Obs: Não coloque metas exorbitantes que você já vai começar sabendo que não vai conseguir levar a frente, como estudar oito horas por dia sendo que não consegue nem duas. Vamos com calma. Aos poucos cresça a meta conforme você for evoluindo!

ano de vestibular dicas para estudar em casa

Não desista! 

Sabe aquela matéria que você já leu o capitulo três vezes, mas não consegue de jeito nenhum aprender? Pois então, não desista dela! É comum termos dificuldades em algumas (ou muitas) coisas, mas o importante é você persistir, por mais chato que seja. Essa é dica fundamental tendo em vista que no ano de vestibular cai muita coisa e nós precisamos mandar bem em tudo (maioria, no minimo)

Eu estava com muita dificuldade em Biologia, então entrei no site do Descomplica e busquei por algumas matérias que eles fazem, nisso encontrei uma parodia da música da Taylor Swift que, além de conseguir fazer com que eu aprendesse, também me divertiu! 

Se você tem acesso constante a internet, seja por computador, celular ou qualquer outra coisa, use! 

Busque por ajuda

Ainda falando da internet... busque por toda a ajuda que você conseguir! Amigos que entendem da matéria, lista de exercícios resolvidos na internet, material em bibliotecas, vídeo aulas na internet, grupos no facebook para vestibular em geral ou então aquela matéria que você está devendo. Tudo. Te garanto que tudo que você precisar para conseguir estudar você pode encontrar na internet. 

dicas para estudar em casa

Transforme as redes sociais em uma arma para estudar no ano de vestibular

Muitas vezes acabamos não tendo ânimo para estudar mesmo, e resistimos aquela tentação de ficar vagando pelo facebook, tumblr, twitter e qualquer outra coisa desperdiçando todo nosso tempo. Por isso, comece a seguir páginas com dicas de estudos, páginas como Português para Desesperados, além de abordar assuntos de português que causam dúvida, trazem um conteúdo bem descontraído e divertido!

Espante a preguiça!

Sabe aquela preguicinha de depois do almoço? Pois, espante! Sei que esse é uma dica fácil-falar-difícil-fazer, mas é muito importante nesse ano de vestibular. Evite estudar no seu quarto, perto da cama e em locais mais escuros. Isso contribui para o sono e acaba distraindo. Se possível, tome um café ou energético que ajude a manter mais ativo e busque por algo que te ajude a se manter inspirado e focado!

15 Comentários

  1. SÓ AMEI!
    Ótimas dicas Ale!
    E confesso estudar em casa é um tanto difícil mesmo, mas é único jeito quando não se dá pagar pagar um cursinho. Mas você trouxe dicas tão boas. Vai me ajudar e ajudar muitas outras pessoas!
    Just love <3
    Beijoss florr <3<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhh, ler isso é muito gratificante, de verdade! Espero de coração que tenha conseguido te ajudar e ajudar as outras pessoas que leram e vão ler, hehe. ♥ Obrigada! Boa sorte com o vestibular, beijinhos.

      Excluir
  2. Ótimas dicas, com certeza vão ajudar quem está querendo entrar na Universidade. Uma coisa que eu fiz no meu último ano mna escola foi montar um grupo de estudo com meus amigos. Foi o grupo psra estudos mais sério que já fiz. Montei regras e chamei amigos que mais se indentificavam com determinada matéria para ensiná-la. E assim aprendemos juntos. O diretor da escola liberou uma sala e data show para usarmos e foi bem legal. Beijos ♡

    www.vandivenus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Essa ideia do grupo de estudos é bem legal, no curso geralmente fazíamos algo assim também, mas para isso é realmente preciso muita disciplina para conseguir estudar e não conversar, rs. Beijos.

      Excluir
  3. Olá,

    Parabéns pela dedicação, confesso que quando foi minha vez, la pra 2010 eu não me importei tanto, mas por incrivel que pareça consegui entrar com 17 anos, espero que quem leia consiga seguir as dicas e se de muito bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaaa! Cada vez está ficando mais difícil entrar, rs. Obrigada! Espero o mesmo heheh. Beijos.

      Excluir
  4. Adorei as dicas, com certeza vou usar todas!!!
    E uma pergunta, você acha melhor começar a estudar pros vestibulares no 2° ou no 3°ano?
    Beijos

    myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que bom Barbara! Espero que você consiga se dar bem! Quanto mais você estuda, maiores são suas chances de aprovação. Já é bom você entrar no terceiro com uma boa base, então se você pode e consegue estudar e se dedicar a partir do segundo, sem duvidas é muito melhor! Mas cuidado para não se cansar demaaaais e chegar no terceiro ano sem animo! Tudo na medida certa :) Beijos!

      Excluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Apesar de não estar mais em ano de vestibular (graças a Deus), preciso agarrar a dica de não ficar tanto tempo mofando na internet e fazer algo mais interessante, como ler livros para meu blog, haha.
    Beijo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah. Eu tambéeeem Luiza! Essa dica vale a para vida na verdade. Beijoos.

      Excluir
  6. Acho que a parte mais complicadinha é a parte de se livrar sempre da preguiça e não protelar...
    Agora sobre metas, eu sempre fiz esse joguinho mental comigo. Costuma dar muito certo. Eu começo estabelecendo objetivos e metas pequenas, como resolver 2 exercícios de forma mais completa, em tal período de tempo... Ai vou dobrando sempre, e superando meus limites. É assim que faço para terminar tarefas também.
    Gostei muito do post. Ainda mais porque vou estudar durante esse dois anos para o vestibular e para a faculdade que curso, o que não vai ser brincadeira...
    Blog Riscoculto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, com certeza! É preciso muito esforço e foco para não ir deixando para lá e tal, mas isso é questão de você estar determinada a passar, né? rs. Isso de metas é muito importante, sempre ajuda! Fico muito feliz que você tenha gostado do post e que ele está sendo útil! Espero que continue acompanhando e gostando dos outros também. Boa sorte! Beijos :*

      Excluir
  7. Oi Aléxia, tudo bem? Ano de vestibular realmente é bem complicado, ainda mais se não temos uma rotina definida. É preciso ter disciplina e definir metas, somente assim é possível alcançar nossos objetivos. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  8. Adoreeeei as dicas, sério, me ajudou muito! Obrigada <3
    Esse ano vou tentar fazer o Enem, como fase de experiência ou quem sabe algo maior, e essas dicas que ajudaram demais! Já pretendo colocar em prática e já está salvo aqui!

    Beijoo :*
    http://diariofemininno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa