Hey, gente!

Estava eu conversando com uma amiga (diga oi, Joyce!) sobre o vestibular, como ela vai prestar esse ano e eu prestei no ano passado vi que podia ajuda-la com algumas informações e por que não trazer isso para o blog, já que milhares de pessoas passam por isso e muitos leitores também estão nessa fase? 

Eu passei pelo ENEM e vestibular nesse ano de 2015 e terminei junto o Ensino Médio, foi um ano tenso, mas cheio de lições muito importantes que acho que valem a pena compartilhar. Por isso, criei essa categoria! 

Vou começar com algo muito importante e que gera muitas dúvidas: cursinho ou estudar só? Eu fiz cursinho nesse ano, mas tiro por experiencia algumas coisas sobre estudar sozinho de fins de semanas e tudo mais. Vou fazer uma análise de prós e contras de cada um dos dois. 

Não há formula, até porque o que pode ser bom para mim pode não ser bom para você. Ao final, vai ficar ao seu critério decidir o que é melhor para ti, suas necessidades e condições. Espero, de coração, conseguir ajudar! 

pré vestibular enem estudos

Cursinho: Vantagens e desvantagens 


Sabe aquela frase que ouvimos a vida toda de "Não é a escola que faz o aluno, mas o aluno que faz a escola?". Nunca tinha entendido muito bem até começar a fazer o cursinho. Sou de escola pública, e na minha sala os interessados são bem poucos, com muito esforço minha mãe me colocou no curso e quando cheguei lá tomei um susto. 

Não é só porque uma pessoa faz cursinho que significa que ela está realmente apta. O curso, definitivamente, não aprova ninguém. Ele auxilia (e muito!), mas tudo vai depender do aluno. Você tem que ser o maior interessado! 

Vantagens: 

A maior vantagem de todas em disparado é a disciplina. Com a ajuda de um curso você, que tem sérios problemas em se concentrar sem estar obrigado, vai consegui avançar mais. Eu aprendi a me dedicar e ter disciplina, tanto que depois de um tempo eu já não precisava mais ser "obrigada" a estudar, pois sabia meus horários e o que deveria ser feito.

Outra coisa importante é que no curso eles te dão um material direcionado. Todas as matérias são selecionadas e especificas para o vestibular, ao contrário de muitas matérias que estudamos ao longo do ensino médio. Você está se preparando para a meta: ser aprovado no vestibular!

Você tem suporte e apoio para esclarecer, tirar dúvidas, resolver questões e levantar a mão quando não estiver entendendo bulhufas e a aula de matemática parece estar sendo dada em árabe. Essa é uma vantagem maior ainda, já que você não está sozinho! Sem contar que tem o apoio de colegas que são bons naquilo que você é péssimo! 

Desvantagens

Vou ser sincera, não consigo encontrar tantas desvantagens em fazer um curso, exceto, é claro, quando você não tem muitas condições financeiras de pagar um. 
Dica de amiga: Nas redondezas de onde moro tem pre-vestibulares comunitários, evidente que são mais curtos, mas os professores também são bons e o material é excelente. Pesquisem e procurem saber se no lugar onde vocês moram também tem!
Pensei, pensei e achei uma grande desvantagem: o tempo. Vou dar o meu exemplo: eu gastava cerca de 20 minutos até chegar no curso. Ele começava as duas e meia, tinha uma hora e meia de aula, intervalo de meia hora e outra aula de uma hora e meia. Mais 20 minutos para voltar para casa.

Eu perdia muito tempo só no transporte! Fora o intervalo e quando a aula demorava a começar... Alguns dias que eu decidi ficar em casa para estudar, comecei antes das duas e segui direto. Tirei alguns minutos algumas vezes para dar uma folga aos meus neurônios e voltei. Percebi que eu tinha estudado muito mais do que em dois dias de curso!

E digo a vocês, meus amigos, o tempo em ano de vestibular é luxo! Ostentação, quase.

pré vestibular enem estudos

Estudar só: Vantagens e Desvantagens

Estudar sozinho pode ser muito bom, se você tem disciplina e sabe se organizar (se você é assim, por favor, receba minhas palmas daqui!), mas se você não é (como eu) eu falo: com muita força de vontade não é impossível! Até porque, mesmo fazendo um cursinho você vai precisar dessa palavra mágica: disciplina


Vantagens

A vantagem de você estudar em casa é a autonomia para você decidir o que quer e quando quer estudar (se preparem para ver isso na desvantagem também). Muitas vezes não estamos com cabeça para contas e tudo que queremos é ler sobre história. Mas até mesmo eu, que sou humanas até o último fio de cabelo e miçanga, muitas vezes também ficava sem saco para ler e queria o desafio das contas (mesmo sabendo que ia me frustrar antes de chegar ao fim da folha). 

Você também decide o seu horário. Se você em determinado dia quer estudar a noite, estude a noite. Se já prefere se dedicar pela manhã, faça assim. 

Uma vez li uma matéria sobre o que é, de fato, aprender. Isso cai como uma vantagem, já que o professor lá disse que a pessoa só aprende quando ela se dedica só a estudar aquilo, sem alguém explicando. E explicação deveria vir depois, junto com as dúvidas. Se você se dedica ao máximo para aprender só, parabéns, você tem grandes chances de aprender e não apenas reproduzir o que ouviu. 

Desvantagens 

As desvantagens  são bem óbvias! Uma delas é a de não ser obrigado! A liberdade pode ser um problema e a preguiça pode ir te fazendo criar raízes, sem conseguir se mover e pegar no livro. Outra desvantagem é não contar com o apoio de professores e o acesso a materiais específicos serem mais difíceis. 

pré vestibular enem estudos

Resultado

Para mim, o cursinho sempre foi a melhor opção. Eu precisava de um apoio, ajuda de professores, de colegas que estavam visando o mesmo alvo, material e todas as armas possíveis para me manter na linha e aprender da melhor maneira. Mas mesmo assim, ainda tinha dias que eu preferia ficar em casa, no meu quarto, me dedicando a estudar só e me desafiando a isso. 


Gente, que extenso!!! Se você chegou até aqui, muito obrigada! Eu, de coração, espero que esse post tenha te ajudado a pensar e fazer a melhor escolha! Comente aqui suas dicas ou então o que você quer ver de post sobre vestibular! Continue acompanhando o blog pois pretendo postar com regularidade dicas para vocês, vestibulandos

39 Comentários

  1. Joyce dizendo oooooooi! :D
    Ah, que post incrível, Lex! Eu sei que estudar em casa não será nada fácil, principalmente conciliando os estudos com o EM, mas vida de pobre não é nada fácil mesmo, já me acostumei com isso hahaha. Adorei as dicas e eu não sabia que é melhor aprender sozinho e depois ouvir a explicação. Bom saber.

    Obrigada Lex, sua diva, rainha dos vestibulandos <3
    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh, que linda, fico feliz que gostou e ajudou ♥ Espero que os próximos posts venham a ajudar ainda mais!

      Excluir
  2. Nossa miga valeu ai! Estudar pra eng/medicina não ta sendo fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, fica tranquila e bons estudos, espero conseguir te ajudar mais com os próximos posts! ♥

      Excluir
  3. Joyce boa sorte para você, espero que esse ano seja maravilhoso fechando com chave de ouro na sua aprovação, super beijo!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post, ano passado estudei em casa mas agora tenho certeza que farei cursinho mesmo kk
    Izumiy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post... As dicas sempre ajudam na hora da decisão!! 😉

    ResponderExcluir
  6. 20 minutos é pouco.Eu vou levar 1 hora e meia pra chegar onde eu vou fazer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus :O Você pelo menos consegue estudar no transporte?

      Excluir
  7. Já passei dessa fase, graças a Deus. Não aguentava mais, haha. Agora o perrengue é o TCC :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, quero esse perrengue pra minha vida!! (eu acho :P)

      Excluir
  8. Olá, adorei suas dicas.
    Eu particularmente não fiz cursinho quando prestei vestibular, minha nota não foi lá nas alturas mas foi suficiente para ingressar na faculdade de Jornalismo, que era o que desejava. Acho super vantajoso se você tem condições para pagar um cursinho e fazê-lo de forma dedicada, é um tempo gasto que lhe trará retorno, mas você também pode ir buscar estudar de outras formas caso não possa pagar; se dedicando mais ao colégio e usando a internet de forma positiva.

    Att,
    decaransletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim! Concordo com você Pedro, para minha base eu realmente precisava ir além e estudar muito mais, até porque esse ano a prova do ENEM veio para fazer chorar, mas para quem já tem uma boa base dá para passar estudando em casa, até ☺

      Excluir
  9. Olá Alexia, gostei da sua postagem, é bastante útil pra os marinheiros de primeira viagem. Eu já passei dessa fase, mas irei apresentar suas dicas para minha filha. Talvez ela saiba o que fazer baseando-se em suas informações. ^^
    Bjocas
    Ni
    Cia do Leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que maravilha, Ni! Fico feliz que tenha gostado, espero que sua filha também consiga tirar um bom proveito desse post e dos outros que virão. Super beijo!

      Excluir
  10. Olá, achei super bacana você fazer um post sobre o assunto! É um assunto que tem importância e gera dúvidas pra muita gente e tirar opiniões com outras pessoas é super útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou, Mari! Fico feliz em saber que o post pode ser útil heheh ☺

      Excluir
  11. Oie,

    Esse post super me ajudou, esse é meu amo de vestibular, e eu já havia decidido fazer cursinho, mas por causa do preço eu vou atrasar um mês e iniciar um pouco mais tarde, irei tentar uma rotina nos fins de semana para estudar em casa e fazer o cursinho noite. Muito obrigada pelo post.

    Bjs
    Mayla
    http://lendocomamay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gratificante ler isso, Mayla! Eu que agradeço!! Espero que os proximos posts te ajudem ainda mais ♥ Boa sorte nesse ano!

      Excluir
  12. Esse universo Vestibular sempre deixando o povo louco... Talvez esse seja o charme dessa fase.
    Se bem que no meu ano não me senti tão no clima de vestibular. Talvez porque eu já soubesse que estando perdida, como estava, eu ia me achar mais fácil depois, e sem pressão.
    Engano meu! Estar perdida vai ser sempre uma variável constante e considerável; mesmo perto a terminar minha primeira faculdade (Psicologia), eu já fico pensando e maquiando se devo partir para Nutrição, me jogar na arte da Produção Editorial, ou se mergulho de cabeça no curso dos meus sonhos - e que vai decretar quase uma morte social- Medicina.
    Pelo visto terei que encarar Vestibulares novamente; e não cogito fazer cursinho, mesmo com as vantagens - aliás só vejo vantagens haha.
    Não considero cursinho uma opção para mim por dois fatores: dinheiro, e tempo (pois vou precisar trabalhar se quiser manter algumas vidas...
    Amei o post, e o seu blog! Vou sempre vir curiar haha

    riscoculto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber que gostou do post, hehehe. E nossa que volta hein hahah. Eu por enquanto só penso em uma faculdade mesmo, mas tenho o desejo de aprender sobre váriaaaas e várias coisas, expandir bastante os horizontes ☺ E muita força para você quando for voltar ao vestibular, corageeeeem! haha ♥ Volte sempre!

      Excluir
  13. Oi. Texto bacana. Pra ser honesta, prefiro estudar só e como educadora vejo várias desvantagens nesses cursos, mas, por outro lado, para alguns que tem mais dificuldades, pode tem uma noção sobre o que se deve estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também vejo muitas desvantagens na forma de ensino :/ No meu caso foi bom para me ajudar a como, quando e por onde começar a estudar.

      Excluir
  14. Oi Aléxia! Que saudades de você! ♥ Que bom que tudo deu certo esse ano que ficou fora, hehe! E eu queria MUUUITO mesmo fazer cursinho, mas como sou "probre", não vou ter condições de bancar um :( Mas vou estudar por esses cursinhos online grátis, onde eu posso fazer o meu horário e montar uma grade bacana pra mim!

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudadeeeeees Dani! ♥ Eu entendo bem, Dani! Mas com certeza você irá conseguir, é só ter muita determinação e foco ♥ Boa sorte!!

      Excluir
  15. Oie
    nossa, muito legal você compartilhar essa sua experiência com a gente, eu comecei o cursinho ano passado mas acabou que não completei pois tive muitos problemas pessoais e não consegui acompanhar o ritmo mas vale bastante a pena fazer para quem estiver empenhado

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Até mesmo para quem vai estudar com a ajuda de um cursinho é importante ter empenho e dedicação!

      Excluir
  16. Achei sua postagem bacana e bem explicativa. Quando eu fiz vestibular (meu deus, foi quando mesmo? Já até fechei o doutorado...!), também optei por cursinho, pois eu precisava de ajuda com o direcionamento: era muito estudiosa e organizada, mas não conseguia selecionar os estudos que seriam essenciais ao vestibular. Eu lia ainda leio) de tudo!... E tempo.. bem, quem quer realmente alguma coisa, acha tempo até em outra galáxia. Parabéns pela postagem!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Nuccia fico muito feliz que você tenha gostado ♥♥♥ Sim, para mim também foi pelo mesmo motivo: o direcionamento. ☺ Obrigada. Espero que continue gostando do blog e dos proximos posts, beijinhos.

      Excluir
  17. Oi! Olha, eu não fiz cursinho... fiquei só com a escola e estudos em casa e deu certo! O que não faria é estudar só em casa se não tivesse passado direto. Ótimo post!

    www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus Cássia, haha. Você é uma especie rara! Meus parabéns! Para mim era fundamental :/

      Excluir
  18. oi ^^
    eu acho o cursinho uma ótima opção, mas se a pessoa n estudar por fora tbm não ajuda mt
    o cursinho te da suporte com os professores e tals, mas tem gente q ainda assim n se esforça pra estudar por fora.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Alice! O cursinho é muito importante, mas não adianta quase nada se você não tiver dedicação por fora também. Beijos!

      Excluir
  19. Oiii.... Concordo super com seu texto.
    Fiz os dois e encontrei as mesmas vantagens e desvantagens, o curdo me ajudou a organizar os estudos e em algumas disciplinas como biologia e química foi a verdadeira salvação pq nas escolas (publicas) q estudei na maioria das vezes não tinha nem professor p essas matérias. Fiz cursinho comunitário e os professores eram ótimos e o material muito bom.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  20. Oii, como vai?
    Então menina, eu adorei o post. Passei na Federal pra Letras/francês para o inicio desse semestre e confesso: se eu estivesse feito o cursinho teria passado com mais tranquilidade. A questão é que eu acabo me cobrando muito, então, não optei pelo cursinho, mas só porque eu sabia que iria me cobrar na mesma intensidade do que os professores.

    Adorei o post ♥

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  21. Olá! Fiz cursinho e entendo o que você diz sobre "perder tempo"
    Gostei do post!

    Beijão da lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu achei bem interessante esse seu post, eu gostaria de fazer cursinho, porque sei que o aprendizado seria mais fácil, visto que para estudar sozinha é preciso ter muito foco e determinação kkkkkk Enfim, parabéns pelo post.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online